instituto souza cruz - História

Home

Empreendedorismo que transforma

hortas
Programa Hortas Escolares (2002)

Fruto do amadurecimento da visão ético-político da BAT Brasil , o Instituto BAT BRasil (antigo Instituto Souza Cruz) foi criado em 2000 para dar continuidade ao investimento da empresa no campo da responsabilidade social corporativa. Além de abarcar algumas ações sociais da companhia, a nova organização expressava o compromisso de tratar a educação para o desenvolvimento humano sustentável num âmbito que ultrapassava a atividade fim da corporação.

Foi isso que ocorreu nos três primeiros anos, quando o Instituto implementou projetos e estabeleceu parcerias em quatro áreas fundamentais: Educação para Valores; Educação para o Meio Ambiente; Educação para o Empreendedorismo; e Edcuação para o Turismo. O saldo desse modelo de intervenção social privada foi bastante positivo, levando-se em conta não apenas o notório reconhecimento público, mas principalmente o nível de aprendizado e amadurecimento.

pejr
Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (2005)

Avaliando os acertos e os limites dessas experiências, a equipe do Instituto percebeu que poderia contribuir com mais qualidade se seus esforços pudessem ser colocados a serviço de um grupo beneficiário mais específico. Entre tantas demandas, se vislumbrou a necessidade de dar novas condições de formação e desenvolvimento para um agente social até então não contemplado da forma devida pelas políticas públicas e ainda pouco visível para a maior parte das organizações não-governamentais: o jovem do campo.

A partir de 2003, o Instituto Souza Cruz colocou seus programas e parcerias, agrupados nas quatro áreas acima citadas, a serviço desse novo foco, sob a premissa de que o jovem, preparado tecnicamente e consciente de seu papel social, pode se tornar um importante agente de mudanças para o desenvolvimento rural sustentável.

Nosso principal desafio foi mobilizar os diversos segmentos sociais em prol do jovem do campo, fortalecendo a ideia de que a preparação das pessoas do campo, para os desafios do mundo contemporâneo, depende da educação que elas recebem. A prosperidade do campo caminha em conjunto com a articulação de organizações em projetos comuns de desenvolvimento. Por isso, preparamos os jovens como agentes, com habilidades de argumentação, mobilização e negociação de interesses em fóruns e instâncias públicas.

Em 2019, o Instituto BAT Brasil amplia seu escopo de atuação, levando toda esta expertise de empreendedorismo para as grandes cidades, contribuindo para a redução da desigualdade através da inclusão social e alavancando o potencial empreendedor da juventude urbana.


Conheça nossas ações:

+ Programa Novos Rurais
+ Programa Decola Jovem
+ Confira nossas publicações

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados