instituto souza cruz - PEJR (2001-2012)

Home

Empreendedorismo que transforma

pejr

Criado em 2001 pelo Instituto Souza Cruz, o Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) oferecia uma formação complementar à educação formal e tinha como público-alvo jovens rurais com o ensino médio completo. O programa tinha como eixo articulador o Empreendedorismo, com uma estrutura pedagógica focada na agricultura familiar, na juventude e no desenvolvimento rural sustentável. A partir do conhecimento e da realidade do jovem e de sua família, o PEJR estimulava ações para a melhoria da qualidade de vida e renda no campo.

Para desenvolver o conjunto de competências fundamentais ao empreendedorismo, o PEJR tinha como base pedagógica a Pedagogia da Alternância, que intercalava períodos de aprendizagem em sala de aula e na unidade familiar, integrando teoria e prática, além da participação ativa da família. A formação contemplava três vertentes e, ao final de um ano, cada jovem desenvolvia um projeto de negócio com o objetivo de gerar renda no campo, para a família e a comunidade.

O PEJR formou jovens empreendedores até 2012 e contou com a valiosa parceria com diversas organizações que são referência em Educação do Campo. São elas o Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor); Empresa de Pesquisa e Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC); Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná; Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR); Fundação Terra; Movimento de Organização Comunitária (MOC); e Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL).

+ Leia nossos Relatórios de Atividades e conheça os resultados do PEJR.
 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados