instituto souza cruz - RURALIZAÇÃO

Home

Educação para a Sustentabilidade do Campo

O termo ruralização faz referência à difusão e gradual assimilação, em um meio determinado, de pautas de comportamento, sistemas de valores, atividades ocupacionais e atitudes até então consideradas como rurais. Frente àqueles que propugnam o fim da ruralidade, cada vez são mais comuns as iniciativas oficiais, ou mais ou menos espontâneas por parte dos mais diversos movimentos socioculturais que reivindicam ou praticam uma certa revalorização ou volta à ruralidade (...) Estão se produzindo e se expandindo novas formas da ruralidade, que tendem a ser valoradas positivamente. Tudo isto está relacionado à crise da identidade do âmbito urbano-industrial, submersa na crise da pós-modernidade. De certa maneira, as novas imagens sociais da ruralidade, manifestadas na consciência coletiva ou nos projetos atuais das políticas agrárias expressam sentimentos urbanos de nostalgia de um mundo agrário perdido.

DURÁN, F.E. Viejas y nuevas imágenes sociales de ruralidad. Estudos, Sociedade e Agricultura, Rio de janeiro, n.11, p. 76-98, out. 1998.


É um processo de reiteração, em pequenos espaços urbanos, das principais características do espaço rural — população reduzida e pouco densa, restrita divisão social do trabalho e formas de vida social baseadas no interconhecimento.

WANDERLEY, M.N.B. O "lugar" dos rurais: o meio rural no Brasil moderno. Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 35. Anais... Brasília, SOBER, 1997. Pp. 90-113.

+ Rua da Candelária, 66 - 4o Andar, Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20091-900;
Tel: 21.3849.9619 | Fax: 21.3849.9778 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados
Visite também: GIFE