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O ethos do conservadorismo é a tradição, essencialmente a tradição medieval. É na reivindicação da prioridade da sociedade e de suas instituições tradicionais sobre o indivíduo que os conservadores fundamentavam sua investida violenta contra as idéias iluministas do direito natural e da razão independente. Contra o que era o conservadorismo? Acima de tudo, contra a revolução, é óbvio, mas, de modo algum, exclusivamente. Creio que podemos entender melhor o conservadorismo como o primeiro ataque amplo ao modernismo e a seus elementos políticos, econômicos e culturais. A Revolução forneceu-lhes o ponto de partida, mas para todos os conservadores, o seu significado principal era histórico e simbólico. Eles a viam como a férrea culminação das tendências profundas da história da Europa moderna; tendências que se manifestavam agora pela sua terrível conseqüência. Em sua reconstrução da história européia, os conservadores viram em primeiro lugar que os protestantes haviam arrancado da disciplina da Igreja a fé individual, o que levava inevitavelmente ao dissenso perpétuo. A partir desta violação, havia apenas um curto passo para se atribuir ao homem, finito e individual, poderes e certezas intelectuais que pertenciam a Deus e à sociedade, como fizeram Bacon e Descartes. Ante a heresia do individualismo secular, não é lógico que os homens considerem a sociedade como consideram a paisagem física, ou seja, como alguma coisa que as faculdades inventivas poderiam remendar infinitamente, refazendo-a, remodelando-a tal como os impulsos sugerissem? E, finalmente foi inevitável que emergisse disso tudo a perigosa imagem romântica do homem como criatura de instintos inerentemente bons e indelevelmente estáveis, sobre os quais as instituições e os governos se assentavam repressiva e desnecessariamente. Tal era, a visão não-conservadora do que precedeu a Revolução e o modernismo.



NISBET, R.A. The sociological tradition. London: Heinemann, 1973.
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