instituto souza cruz - Programa Cuidar (2001-2005)

Home

Empreendedorismo que transforma

cuidar

Realizado em parceria com escolas municipais, estaduais e particulares, o Cuidar tinha como público alvo adolescentes do ensino fundamental e do ensino médio, seus professores, pais ou responsáveis. O programa pretendia contribuir para a promoção de uma ética de cuidado e autocuidado e uma nova maneira de enfrentar a relação dos jovens com os fatores de risco, tais como drogas, doenças sexualmente transmissíveis e violência, baseada no Paradigma do Desenvolvimento Humano, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Segundo essa proposta, "o que uma pessoa se torna ao longo da vida depende das oportunidades que teve e das escolhas que fez. Por isso, educar para a vida é preparar jovens para fazer escolhas".

O Cuidar fundamentava-se na Educação para Valores, a partir da premissa de que o comportamento dos adolescentes diante de fatores de risco depende da atitude deles perante a vida, que está vinculada, por sua vez, à qualidade da sua relação consigo mesmo, com os outros, com o meio ambiente etc.

O programa começou a ser aplicado pelo Instituto em 2001 e, só nesse ano, atingiu 2.862 professores, 37.588 alunos e 29.302 pais em diversas cidades de Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2005, a iniciativa foi cedida ao Instituto Ayrton Senna.

+ Leia os nossos Relatórios de Atividades e saiba mais sobre o programa Cuidar.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados