instituto souza cruz - Saindo do papel

Home

Educação para a Sustentabilidade do Campo

10/01/2019 - Andrea Guedes

O Programa Novos Rurais , do Instituto Souza Cruz, segue gerando frutos em Santa Catarina. Os alunos que participaram do programa em 2018, em parceria com a Casa Familiar Rural de Iporã do Oeste, já colocaram em prática o que foi ensinado em sala de aula. Com apoio financeiro disponibilidado pelo Novos Rurais, os projetos saíram do papel e transformaram-se em Unidades de Referência.

Em 2018, o Novos Rurais capacitou, juntamente com a Arcafar-Sul, 85 alunos em Santa Catarina. Destes, 27 projetos foram selecionados para serem transformados em URs. O objetivo é que os novos empreendimentos tornem-se modelos para as comunidades onde estão inseridos.

Conheça algumas Unidades que estão contribuindo para a diversificação da agricultura familiar no Oeste catarinense:

 Volnei
Volnei Preuss
Município: Iporã do Oeste
Projeto: Produção de galo índio gigante

Ao participar do programa Novos Rurais, Volnei decidiu diversificar a propriedade da família com a criação de Galos Índio Gigantes para comercialização. Com o recurso, construiu a área de criação e adquiriu chocadeira e comedouros. Essa espécie de galo, que pode chegar a pesar seis quilos e medir 1,20 centímetros, é excelente reprodutora e também confere às galinhas mais produtividade em ovos ricos em proteínas.


Fabíola
Fabíola Rhoden

Município: Mondaí
Projeto: Olericultura em sistema coberto

Para aproveitar o pequeno espaço da propriedade, Fabíola teve a ideia de construir uma estufa em sistema vertical, feita com bambus, para produzir diversas culturas, como morango, alface, tomates, rúcula, couve-flor, entre outras. A estufa também conta com sistema de irrigação.


Diovane
Diovane Oechsler
Município: São João do Oeste
Projeto: Produção e beneficiamento de mandioca

A família de Diovane produz mandioca no município de São João do Oeste, onde já comercializa para mercados e restaurantes. Com a participação no programa Novos Rurais, Diovane decidiu agregar valor ao produto, construindo um espaço para o beneficiamento da mandioca. Futuramente, o jovem pretende comprar a máquina de embalagem à vácuo e criar um rótulo e uma marca para o produto.


Aguinaldo
Aguinaldo Maier Portalupi
Município: Iporã do Oeste
Projeto: Apicultura

A família de Aguinaldo investe em gado de corte. Para diversificar a propriedade, ao participar do programa Novos Rurais, o jovem decidiu implantar a apicultura para produção de mel.


Monique
Monique Gribler

Município: São João do Oeste
Projeto: Projeto de produção de flores de época em estufa

Monique achava que faltava “graça” na propriedade rural da família. Durante uma aula prática de produção de flores na Casa Familiar Rural, teve a ideia de começar a produzir flores e levar cores para a propriedade. Com o programa Novos Rurais, iniciou a produção das mudas de flores em estufa e a comercializar no centro do município, onde a demanda só aumenta.
 

Fernando
Fernando Konrad

Município: Tunápolis
Projeto: Implantação do sistema Silvopastoril

A família de Fernando investe em gado de leite. Para incrementar a produção leiteira, o jovem decidiu implantar piquetes e o Sistema Silvipastoril na propriedade, que é a combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área, manejados de forma integrada. Além de contribuir para o bem-estar animal, a mudança também já aumentou a produção da famíia.


>>Acompanhe o Novos Rurais nas nossas redes!

Nossa Fanpage 

Nosso Instagram 


 

 



 

+ Rua da Candelária, 66 - 3o andar, Centro - Rio de Janeiro-RJ - CEP: 20091-900
Tel: 21.3849.9619 | Fax: 21.3849.9778 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados