instituto souza cruz - Projetos para um futuro no campo

Home

Empreendedorismo que transforma

02/09/2011 - Guilherme Mattoso

Projetos para um futuro no campoO momento é de muita expectativa e vontade de pôr a mão na massa. Os jovens da primeira turma do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) implementado na região do sisal baiano, em parceria com o Movimento de Organização Comunitária (MOC), se preparam para a reta final do programa. Em fase de elaboração de projetos, os 30 rapazes e moças que compõem a turma estão planejando seu futuro empreendedor através de diferentes iniciativas protagônicas em prol do desenvolvimento sustentável do campo.

“Os jovens já passaram por dois eixos de formação. Agora chegou o momento em que todo o aprendizado deverá ser posto em prática no terceiro e último ciclo do programa, Empreendedorismo e Projeção do Jovem no Território”, explica Helen Janata, assessora de projetos sociais do Instituto Souza Cruz.

Projetos para um futuro no campoContando com a orientação dos educadores, Givaldo Souza e Abimael Passos, a moçada está finalizando o diagnóstico das propriedades e definindo os temas.

“Os jovens têm tido dificuldades, mas ao mesmo tempo a empolgação é grande, pois eles começaram a lidar com custos, viabilidade econômica e ambiental, e isto está dando uma injeção de ânimo na turma. Os planos de estudo estão voltados para a gestão de projetos e a cada sequência temos um momento específico para tratar do tema”, afirma Abimael.

Projetos para um futuro no campoOs projetos, que vão desde os não-agrícolas, como sorveterias e lan-houses, até a implementação de hortas e melhoramento genético na criação de caprinos, estão em diferentes estágios de elaboração. Alguns ainda estão em fase de pesquisa e os mais adiantados já estão sendo aplicados na prática, em paralelo ao planejamento teórico.

“Comecei a plantar os canteiros, cerquei a área, montei uma estufa e a comercialização das hortaliças já está garantida através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, comemora Maria Auriele Araújo, de 19 anos, com o projeto de quintais orgânicos bastante adiantado. “O foco agora é organizar a redação, preparar minha defesa e colocar o quintal efetivamente em prática”, finaliza.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados