instituto souza cruz - Em defesa dos sabores

Home

Empreendedorismo que transforma

01/05/2011 - Guilherme Mattoso

Em defesa dos saboresCriada pela ONG internacional Slow Food, em 1996, a Arca do Gosto é um catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos que estão em risco de desaparecer, mas ainda vivos, com potenciais produtivos e comerciais. De acordo com o documento, mais de 750 produtos alimentícios, de 48 países, estão ameaçados de extinção.

Além do risco de sumir do mapa, para estar na lista, o alimento deve ter “excelência gastronômica” (rico em aroma, sabor e textura), estar ligado ao contexto e à memória de uma comunidade, ser feito ou cultivado de modo artesanal e, de preferência, sustentável.

Confira os critérios detalhados 

As principais razões que levam um alimento à zona de risco são a perda da tradição no modo de preparo; produção complexa; coleta não sustentável; localização do produto em área devastada; e desinteresse mercadológico (que faz com que os produtores desistam de cultivar).

Criado há 15 anos na Itália, sede da Slow Food, por uma comissão científica, os critérios para selecionar os produtos para a Arca foram rapidamente difundidos nos países onde a organização atua. Em 2002, representantes de todas as comissões participaram de um encontro em Turim e uma Comissão Internacional foi formada para expandir a catalogação. Desde 2006 o Brasil tem uma Comissão Nacional da Arca do Gosto (conheça os produtos brasileiros na Arca ).

Saiba mais

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados