instituto souza cruz - Resultado do Concurso

Home

Empreendedorismo que transforma

03/30/2011 - Guilherme Mattoso

A cerimônia de premiação do Concurso de Monografias Sustentabilidade do Campo, organizado pelo Instituto Souza Cruz em comemoração ao seu décimo aniversário, reuniu os seis estudantes vencedores de graduação e pós-graduação em Brasília, no dia 22 de março.

Realizada no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, a solenidade contou com a presença do patrono do concurso, Deputado Federal Eduardo Sciarra.

"Gostaria de louvar o empenho do Instituto Souza Cruz em desenvolver iniciativas que, como essa, se preocupam diretamente com a sustentabilidade do campo e fortalecem a agricultura familiar em nosso país", ressaltou Sciarra na ocasião.

- Veja mais fotos da premiação 

Os deputados federais Efraim Filho, Vilson Covatti e César Halum também prestigiaram a cerimônia e conduziram a entrega dos prêmios, que variam entre R$ 2 mil e R$ 5 mil.

O diretor do Instituto Souza Cruz, Fernando Pinheiro, presidiu a solenidade e apontou para a trajetória da organização, cujas ações arregimentaram, ao longo de uma década, parceiros nas cinco regiões brasileiras.

"Nada mais coerente do que reconhecer e premiar as boas ideias que nascem a cada dia em nossas universidades, aprimorando debates e evidenciando metodologias e experiências de sucesso que podem melhorar a vida dos grupos sociais que estão no meio rural", assinalou Pinheiro.

Lançado em outubro de 2010, o concurso teve como objetivo reconhecer e valorizar os trabalhos acadêmicos que apontam para as mudanças positivas no meio rural brasileiro. As monografias foram avaliadas por uma comissão composta pelo sociólogo Luiz André Soares, gerente do Instituto Souza Cruz, e pelos professores Marcos Marques de Oliveira, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Wilson Schmidt, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A classificação levou em consideração a originalidade, relevância e profundidade do conteúdo, além da contribuição social promovida pelos trabalhos.

Os vencedores:


Categoria Graduação

1º lugar
Autor: José Renato Sant´Anna Porto
Título da monografia: Tecnologias apropriadas: aproximações ao conceito – um método para a identificação e análise em contextos rurais
Curso: Gestão de Políticas Públicas
Universidade: Universidade de São Paulo (USP)

2º lugar
Autor: André Rocha Franco
Título da monografia: Projeto de educação ambiental para os recursos hídricos do Parauninha: comunidades ribeirinhas como cidadãos ambientais promotores de sustentabilidade na região do Parque Estadual da Serra do Intendente
Curso: Ciências Biológicas
Universidade: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

3º lugar
Autor: Jacqueline Scotton
Título da monografia: Produção de alimentos x agricultura para exportação no Brasil: uma relação subordinada
Curso: Ciências Econômicas
Universidade: Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)


Categoria Pós-graduação

1º lugar
Autor: Rose Leine Bertaco Giacomini
Título da monografia: Conflito identidade e territorialização – Estado e comunidades remanescentes de Quilombos do Vale do Ribeira de Iguape – SP
Curso: Doutorado em Geografia
Universidade: Universidade de São Paulo (USP)

2º lugar
Autor: Jacinta Cristiana Barbosa
Título da monografia: Pescadores artesanais e políticas públicas em Anchieta (ES)
Curso: Mestrado em Extensão Rural
Universidade: Universidade Federal de Viçosa (UFV)

3º lugar
Autor: Flaviana Ferreira Pereira
Título da monografia: Evolução do desenvolvimento rural sustentável no estado do Ceará no período de 1995 a 2008
Curso: Mestrado em Economia Rural
Universidade: Universidade Federal do Ceará (UFC)

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados