instituto souza cruz - Como foi o V Acampamento

Home

Empreendedorismo que transforma

04/14/2011 - Michele Mariot*

Entre os dias 8 e 10 de abril aconteceu a 5 ª edição do Acampamento da Juventude Rural do Sul do Brasil, no município Prudentópolis, no Centro-Sul do Paraná, com o tema “Jovens Rurais e Interlocuções com o Ambiente”.

O evento contou com a participação de  aproximadamente 250 jovens, entre jovens, egressos, educadores, coordenadores e conselheiros dos quatro núcleos do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor). Ainda marcaram presença no encontro os alunos da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), da Universidade do Oeste Paranaense, jovens da comunidade Marcondes, entre outros participantes de sindicatos, universidades e movimentos juvenis.

- Veja as fotos do V Acampamento 

O evento iniciou com um desfile temático dos núcleos do Cedejor, onde cada um destacou os municípios de seu território, etnias, profissões, costumes e belezas naturais. O sábado foi marcado pela palestra ministrada pelo professor Gastão Octávio Franco da Luz, biólogo e mestre em educação da UFPR, consultor em sustentabilidade, proporcionando uma reflexão sobre o ambiente onde os jovens estão inseridos.

As oficinas também foram relacionadas ao tema do evento: Alporquia, Cores da Terra, Energias Renováveis, Meliponicultura, Manejo Ecológico de Pragas e Insetos, Bombons Ecológicos, Refrigerante Caseiro, Coletivos Juvenis, Organização Sindical, Vermicompostagem e Fotografia, ministradas por egressos e parceiros do território. Para a integração dos jovens aconteceram Gincana, Show de Talentos, Apresentações Culturais e Baile.

Outra temática abordada no evento foi “Sucessão na Agricultura Familiar” em uma mesa redonda, conduzida por Valter Bianchini, que foi secretário nacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e secretário da Agricultura e do Abastecimento, e atualmente está na Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/PR).

Além da rica programação, o evento contou com um lindo cenário na comunidade Marcondes e alimentação típica da colonização ucraniana, preparada com alimentos orgânicos adquiridos dos agricultores familiares da região.

O acampamento foi organizado e coordenado pelos egressos Cláudia Regina dos Santos e Luiz Roberto Iaceki, do Cedejor Centro-Sul do Paraná. Em 2012, o VI Acampamento da Juventude Rural do Sul do Brasil será no Rio Grande do Sul e os gaúchos já estão se preparando para o encontro!


* Michiele Mariot é educadora do Cedejor das Encostas da Serra Geral (SC).

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados