instituto souza cruz - Intercâmbio na Colômbia

Home

Empreendedorismo que transforma

05/05/2011 - Da Redação

Entre os dias 8 e 16 de maio, representantes de organizações internacionais que desenvolvem atividades com a juventude rural percorrerão diversas regiões na Colômbia para conhecer experiências de associativiasmo e empreendedorismo comandadas pelos jovens rurais colombianos.

Trata-se do programa de intercâmbio internacional Rotas de Aprendizagem , realizado pela Corporação Regional Procasur , do Chile, em aliança com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA) , a Fundação Ford , a Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO)  e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Agrícola da Colômbia.

A única instituição brasileira a participar será o Instituto Souza Cruz, organização não-governamental que atua com educação e formação de jovens empreendedores no meio rural brasileiro há mais de dez anos. No ano passado, o Instituto foi convidado pela mesma rede de organizações a apresentar o Programa Empreendendorismo do Jovem Rural (PEJR), sua principal iniciativa.

"A participação no programa Rotas de Aprendizagem é muito importante porque insere o  Instituto Souza Cruz em uma rede de organizações internacionais que são  referência na formação de jovens rurais", diz o gerente do Instituto Souza Cruz, Luiz André Soares.

Sobre a iniciativa
Já realizado em diversos outros países, o programa terá como tema este ano "Talentos jovens rurais: aprendendo com suas experiências de associativismo, empreendimentos e cidadania".  A ideia é promover uma imersão de uma semana na realidade rural de um país latinoamericano, contando com a participação de técnicos e educadores rurais de vários países que têm a possibilidade de conhecer projetos de referência, experiências produtivas, cooperativas e associações rurais etc.

Além disso, o programa favorece o aprendizado conjunto com diversos atores do meio rural e com as iniciativas e estratégias inovadoras que promovem a participação associativa, econômica e cidadã dos jovens rurais. Outro objetivo também é o ver na prática como os jovens rurais levam adiante iniciativas de desenvolvimento rural e local, orientadas para fortalecer seu capital social, mediante empreendimentos produtivos, melhoramento de suas capacidades de gestão financeira, uso adequado dos serviços de capacitação e assistência técnica e o estabelecimento de alianças estratégicas com atores locais.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados