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Empreendedorismo que transforma

É o ambiente de vida, de ação e de pensamento de uma comunidade, associado a processos de construção de identidade.

TIZON, P. Le territoire au quotidien. In: DIO MEO, G. Les territoires du quotidien. Paris: L’Harmattan, 1995. Pp.17-40.


Um território representa uma trama de relações com raízes históricas, configurações políticas e identidades que desempenham um papel ainda pouco conhecido no próprio desenvolvimento econômico.

ABRAMOVAY, R. Bases para a formulação da política brasileira de desenvolvimento rural: agricultura familiar e desenvolvimento territorial. Brasília: IPEA, 1998. 25p. (Convênio FIPE/IPEA). Relatório final.


O território não é um simples suporte físico das atividades econômicas ou um quadro de localização dos agentes. Ele é um espaço construído histórica e socialmente, no qual a eficiência das atividades econômicas é intensamente condicionada pelos laços de proximidade e pelo fato de pertencer a esse espaço. O território é então um resultado e não um dado. Por isso, fala-se de “construção de territórios” a partir das estratégias dos atores envolvidos e de mecanismos de aprendizagem coletiva, quer dizer, a aquisição de conhecimentos, de informações comuns, por meio da prática ou da experiência coletiva. A idéia central da abordagem territorial do desenvolvimento é a preocupação pela integração e pela coordenação entre as atividades, os recursos e os atores, por oposição a enfoques setoriais ou corporativistas que separam o urbano do rural, e o agrícola do industrial (a universidade do ensino básico, a pesquisa da extensão etc.).

CIRAD-SAR. Systèmes agro-alimentaires localisé: organisations, innovations et developpement local. Montpellier: CIRAD-SAR, 1996. (CIRAD-SAR, 134/96)

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