instituto souza cruz - Juventude rural em foco na Alemanha

Home

Empreendedorismo que transforma

07/06/2011 - Da Redação

O governo alemão, através de seu Ministério Federal de Agricultura, Alimentação e Proteção aos Consumidores, em parceria com a UNESCO e com a FAO, promoverá, entre 12 e 28 de julho, em Herrsching (área rural próxima de Munique), o 25º Seminário Internacional para Lideranças Jovens Rurais .

Realizado a cada dois anos, o encontro comemora seus 50 anos em 2011, reunindo cerca de 100 especialistas de 55 países na busca por ações práticas para o fortalecimento e desenvolvimento da juventude rural e agricultura familiar em todo o mundo. A única instituição brasileira a participar do evento será o Instituto Souza Cruz, organização não-governamental que atua com educação e formação de jovens empreendedores no meio rural há mais de dez anos.

“A participação no seminário será uma ótima oportunidade para tomar conhecimento do trabalho desenvolvido por líderes de outros países que têm um mesmo propósito de reconfigurar o campo através da formação de jovens rurais empreendedores”, explica Luiz André Soares, gerente do Instituto Souza Cruz.

Considerado um dos principais eventos globais do gênero, o seminário utiliza a experiência dos participantes em diferentes contextos rurais para promoção do intercâmbio de ideias e replicação de soluções. Como resultado das oficinas, inúmeras iniciativas para melhorar o trabalho com jovens rurais têm sido postas em prática desde a realização do primeiro seminário, em 1962. Diferentes organizações desses diversos países são escolhidas para participar, enviando líderes proativos com idade entre 25 e 45 anos. O representante do Instituto Souza Cruz será o assessor de Comunicação, Guilherme Mattoso.

Durante os 16 dias, sob o lema "Inspirar as pessoas - moldar regiões", os participantes passarão por uma intensa programação envolvendo oficinas, visitas técnicas, atividades culturais, palestras e debates. O objetivo é qualificá-los para desenvolver e implementar soluções frente aos desafios da educação e formação profissional de jovens rurais em seus países de origem.

Sobre o seminário
O seminário surgiu como resultado de uma reunião realizada em julho de 1960 entre representantes europeus da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); e Assembléia Mundial da Juventude (WAY). Na ocasião, muitos participantes manifestaram a necessidade de criação de um centro de formação permanente para o intercâmbio de ideias e experiências entre jovens rurais.

Realizado na cidade de Herrshing desde 1962, o encontro reuniu desde então mais de 1.650 participantes de 148 países, sempre com o foco na promoção de iniciativas que asssegurem o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais e o fortalecimento da agricultura familiar.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados