instituto souza cruz - AGRICULTURA, Industrialização da

Home

Empreendedorismo que transforma

Processo que designa a incorporação das atividades agrárias ao modo industrial de produzir e ao estilo empresarial de gerir a unidade econômica agrária. Resulta do consumo crescente de insumos industriais e de serviços técnicos, ou, em outras palavras, resulta da mais intensa integração da agricultura na matriz intersetorial da economia nacional pelo lado da oferta da indústria de bens de capital.

MÜLLER, G. Complexo agroindustrial e modernização agrária. São Paulo: HUCITEC/PUC-SP, 1989. 149p. (Estudos Rurais, 10).





É a adaptação de processos produtivos da indústria de transformação aos processos produtivos do setor agropecuário. Fala-se em adaptação ao invés de incorporação porque não se trata, no caso do setor agropecuário, de uma simples mecanização dos processos produtivos, da mera substituição do trabalho pelo capital, ou da simples troca dos insumos intra-setoriais por insumos extra-setoriais. Não obstante todas as transformações na tecnologia, nos processos e nas relações de trabalho, as plantas e os animais, bem como os solos, de tanto estes como aqueles ainda dependem, continuam sendo os principais meios de produção do setor agropecuário.

SZMRECSÁNYI, T. Pequena história da agricultura no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 1990. 102p. (Repensando a História).

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados