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Empreendedorismo que transforma

É a efetiva inserção das identidades individuais nos contextos sociais de outras pessoas. Ver-se como membro de um grupo maior pode ser o aspecto essencial da identidade de uma pessoa. Exemplos clássicos são as identidades nacionais e as identidades de classe. Assim, filhos de pais alemães, nascidos em solo alemão, podem se sentir parte de um grupo maior, os “alemães”, aos quais se sentem ligados pelo destino histórico, ainda que, na realidade jamais venham a conhecer a maioria. Ou então, operários podem se sentir ligados a outros operários em qualquer parte do mundo, porque definem da mesma maneira sua situação social e se vêem empenhados numa mesma luta. Identidades de gênero e identidades étnicas “não-nacionais” têm construído, nos últimos tempos focos explícitos de formação de grupos sociais, como é o caso dos grupos de mulheres e dos grupos afro-americanos e hispano-americanos nos Estados Unidos.

WAGNER, P. Crises da modernidade – a sociologia política no contexto histórico. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.11, n.31, p. 29-43, jun. 1996

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