instituto souza cruz - INSTITUIÇÕES

Home

Empreendedorismo que transforma

A nível local, as instituições constituem instâncias mediado-ras que vinculam as políticas macro com os agentes econômicos e sociais ao nível da comunidade. As orga-nizações são mais bem definidas em termos de estruturas de funções reconhecidas e aceitas, enquanto que as instituições são definidas mais precisamente em termos de crenças, normas e regras que permitem o de-senvolvimento destas funções e estruturas. Usamos o conceito de instituições em um sentido mais amplo, de modo a relacioná-lo não somente a aspectos normativos, mas também a aspectos reguladores e cognos-citivos. A razão é que muitas instituições (como os arranjos de propriedade da terra construídos localmente) são mais bem compreendidas como práticas rotineiras que persistem ao tempo do que como um conjunto de regras ou normas. O conceito de instituição como estrutura normativa e reguladora implica existência de diferenças de poder e interesses divergentes entre as pessoas por ela envolvidas. Vemos as instituições co-mo ordens negociadas que são construídas, mantidas e transformadas pela interação social. As instituições estão vinculadas a configurações de poder e dominação mais amplas e podem reproduzir as obrigações i-deológicas e políticas às quais estão atadas.

APPENDINI, K., NUIJTEN, M. El papel de lãs instituciones em contextos locales. Revista de la CEPAL, n.76, p.71-88, abril 2002


 
 As instituições representam as regras do jogo em uma sociedade ou, mais formalmente, são limites ou restrições, criadas pelo homem, que definem a interação social. Conseqüentemente, elas estruturam incentivos aos intercâmbios humanos, sejam eles políticos, sociais ou econômicos.

NORTH, D. C. Institutions, institutional change and economic performance. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.


As instituições são estruturas de tipo regulatório, normativo e cognoscitivo que conferem estabilidade, coerência e significado aos comportamentos sociais. As instituições são suportadas por diferentes meios: cultura, estruturas e rotinas.

SCOTT, W. Institutions and organisations. Los Angeles: Thousand Books, 1995.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados