instituto souza cruz - REFLEXIVIDADE

Home

Empreendedorismo que transforma

A reflexividade da vida social moderna consiste no fato de que as práticas sociais são constantemente examinadas e reformadas à luz de informação renovada sobre estas próprias práticas, alterando assim constitutivamente seu caráter. (...) Em todas as culturas, as práticas sociais são rotineiramente alteradas à luz de descobertas sucessivas que passam a informá-las. Mas somente na era da modernidade a revisão da convenção é radicalizada para se aplicar (em princípio) a todos os aspectos da vida humana, inclusive à intervenção tecnológica no mundo material.

GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. [Tradução de Raul Fiker]. São Paulo: Editora da UNESP, 1991. 177p


A reflexividade social é condição e resultado de uma sociedade pós-tradicional (...) decisões devem ser tomadas com base em uma reflexão mais ou menos contínua sobre as condições de cada um. Reflexividade aqui se refere ao uso de informações sobre as condições como um meio de reordenar e redefinir continuamente o que determinada atividade é. Ela diz respeito a um universo de ação onde os observadores sociais são eles mesmos socialmente observados; e, hoje em dia, ela é verdadeiramente global em sua abrangência.

GIDDENS, A. Para além da esquerda e da direita - o futuro da política radical. [Tradução de Álvaro Hattnher]. São Paulo: Editora da UNESP, 1996. 296p.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados