instituto souza cruz - Qualidade na mesa

Home

Empreendedorismo que transforma

01/18/2011 - Da Redação

Em sua quarta edição, a revista Sustentabilidade do Campo, do Instituto Souza Cruz, aborda a importância do meio rural na segurança alimentar, em voga tanto nas várias políticas de combate à fome presentes em nosso País, quanto nas refeições diárias de milhões de brasileiros.


sust



No complexo sistema que inclui modelos de abastecimento, controle de preços, políticas de distribuição e comercialização agrícola, a segurança alimentar ainda tem sua base produtiva e dinâmica na agricultura familiar, hoje responsável pela produção de aproximadamente 70% dos alimentos que chegam às nossas mesas.

O passo a ser dado consiste em desenhar políticas integradas para o campo, superando a herança de iniciativas assistencialistas e compensatórias que tratam o meio rural como mero fornecedor de insumos.

Experiências como o Programa de Aquisição de Alimentos, implementado em estratégia inovadora pelo MDA, bem como as ações de entidades como a FAO e o Consea (nesta edição, representadas nas entrevistas com seus respectivos líderes, Hélder Muteia e Renato Maluf), têm procurado encampar, no discurso e na prática, a garantia de acesso regular à alimentação segura e nutritiva.

Ao mesmo tempo, trazemos projetos de jovens empreendedores que têm aproveitado as propriedades rurais de suas famílias também como unidades de consumo, reafirmando o verdadeiro horizonte da agricultura familiar.

Uma ótima leitura!

- Faça o download da Revista Sustentabilidade do Campo 4



LEIA TAMBÉM:
- A entrevista completa com Hélder Muteia, representante da FAO no Brasil
- A entrevista completa com Renato Maluf, presidente do Consea
- A entrevista com Marcio Gazolla, professor da UFSM

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados