instituto souza cruz - Diversificação na agricultura familiar

Home

Empreendedorismo que transforma

05/09/2012 - Andrea Guedes

nrsdentro

Fomentar estratégias de diversificação produtiva e comercial entre jovens que vivem no meio rural é o principal objetivo do programa Novos Rurais, que será lançado pelo Instituto Souza Cruz em maio.


Aplicado em parceria com entidades de educação formal e contextualizada ao rural, como Casas Familiares Rurais, Escolas Famílias Agrícolas, entre outras, o programa oferece novas habilidades e competências aos egressos dessas instituições de ensino, transformando-os em agentes capazes de agregar valor aos produtos e serviços da agricultura familiar.

Após o processo seletivo, os aprovados são remunerados com uma bolsa de extensão durante todo o programa, e recebem também um netbook como ferramenta de gestão de projetos rurais sustentáveis. A formação é dividida em três fases:

1- Formação
Os selecionados participam de módulos de formação, com conteúdos práticos voltados para produção, comercialização e empreendedorismo na agricultura familiar.

2- Construção de Unidades Demonstrativas
Com recursos financeiros disponibilizados pelo programa, os jovens transformam seus projetos de empreendedorismo em unidades demonstrativas, que serão referência para as comunidades onde estão inseridos.

3- Monitoria de projetos de empreendedorismo
Por fim, os agentes são responsáveis por acompanhar o desenvolvimento dos projetos dos alunos regulares de suas instituições de educação, replicando os conhecimentos adquiridos a todos os jovens do Ensino Médio/Técnico em formação.

Aptos para articular diferentes atores e identificar oportunidades de desenvolvimento, os agentes passam a exercer liderança com visão de futuro, permanecendo no campo e produzindo sua prosperidade. O programa é gerido pelo Instituto Souza Cruz, responsável pela formatação da metodologia, elaboração dos materiais de formação, sistematização de informações e estabelecimento de indicadores de avaliação.

Parcerias
O programa Novos Rurais é implantado nos três estados do Sul em parceria com a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar/Sul). No Rio de Janeiro, a formação é aplicada no Instituto Bélgica Nova Friburgo (Ibelga), em parceria com o Programa Rio Rural, da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária. Este ano, serão beneficiados, indiretamente, cerca de 450 jovens rurais.


SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA NOVOS RURAIS

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados