instituto souza cruz - Novos Rurais começa no Sul do Brasil

Home

Empreendedorismo que transforma

05/16/2012 - Andrea Guedes

nrs

No último dia 14, teve início o primeiro módulo de formação do programa Novos Rurais para jovens egressos de cinco Casas Familiares Rurais, localizadas nos seguintes municípios: Pinhão (PR), Santa Maria do Oeste (PR), Riqueza (SC), Saudades (SC) e Catuípe (RS).

O módulo, que segue até 18 de maio, abrange temas como a agricultura familiar local; pluriatividade, diversificação e multifuncionalidade; desenvolvimento territorial, entre outros. Os jovens também começaram a trabalhar com projetos, debatendo propostas para as comunidades através de participação em editais e seleções públicas.

A semana de formação inclui ainda visitas técnicas a propriedades rurais e palestras com especialistas.

A transformação dos projetos de empreendedorismo dos alunos em unidades demonstrativas em suas propriedades, que será realizada na segunda fase do programa, terá o pontapé inicial neste primeiro módulo, com a elaboração de um plano de ação.

Rafael Tauffer foi um dos quinze jovens selecionados para ingressar no Novos Rurais, e está animado com o início da formação.

“Percebo que este programa veio para clarear nossas ideias de desenvolvimento de um determinado território. Com isso, traz oportunidades de novas gerações de renda e mostra ao jovem rural que na agricultura é possível ter uma boa qualidade de vida”, comemora.

Nos três estados do Sul, Novos Rurais é implantado pelo Instituto Souza Cruz em parceria com a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar/Sul) .

No próximo dia 28, o programa terá início em Nova Friburgo (RJ), através da aliança com o Instituto Bélgica Nova Friburgo (Ibelga)  e com o Programa Rio Rural , da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária.

O programa Novos Rurais oferece habilidades e competências aos egressos de entidades de educação formal e contextualizada ao rural. O objetivo é transformá-los em agentes capazes de agregar valor aos produtos e serviços da agricultura familiar.

Com duração de um ano, o programa beneficiará, direta e indiretamente, cerca de 450 jovens rurais.

SAIBA MAIS SOBRE COMO FUNCIONA O PROGRAMA

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados