instituto souza cruz - Novos Rurais começa no Rio de Janeiro

Home

Empreendedorismo que transforma

05/23/2012 - Guilherme Mattoso

ibelga
Sede Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, do Ibelga, em Nova Friburgo

Começa no dia 28 de maio o primeiro módulo de formação do programa Novos Rurais, do Instituto Souza Cruz, na região serrana do Rio de Janeiro. A iniciativa é implementada no município de Nova Friburgo em parceria com o Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga)  e com o Programa Rio Rural , da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária. Seis jovens que passaram pela formação do Ibelga foram selecionados para ingressar no projeto.

O Novos Rurais tem como objetivo fomentar estratégias de diversificação produtiva e comercial entre jovens que vivem no meio rural. Em Nova Friburgo, o programa oferecerá aos jovens participantes novas habilidades e competências, capacitando-os para fortalecer e agregar valor aos produtos e serviços da agricultura familiar. A ideia é que os jovens transformem seus projetos de conclusão em unidades demonstrativas e, por fim, atuem como agentes acompanhando o desenvolvimento dos projetos de outros alunos que estejam concluindo o ensino médio no Ibelga.

O primeiro módulo, que segue até o dia primeiro de junho, abrangerá temas como a agricultura familiar; pluriatividade, diversificação e multifuncionalidade; desenvolvimento territorial, entre outros. A semana de formação incluirá ainda visitas técnicas a propriedades rurais, como a pousada rural Pouso dos Paula , do jovem Pedro Paula, ex-aluno do Ibelga. Neste etapa do programa, os alunos selecionados já começam a planejar a transformação dos seus projetos em unidades demonstrativas.
 
Parceria no Sul
O Novos Rurais também é implementado nos três estados da região Sul, em parceria com a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar/Sul) . O primeiro módulo teve início no dia 14 de maio e quinze jovens estão sendo beneficiados pela iniciativa. As Casas Familiares Rurais de cinco municípios estão participando do programa. São elas: Pinhão (PR), Santa Maria do Oeste (PR), Riqueza (SC), Saudades (SC) e Catuípe (RS) estão participando do programa.


SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA NOVOS RURAIS

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados