instituto souza cruz - Rio recebe Novos Rurais

Home

Empreendedorismo que transforma

05/31/2012 - Andrea Guedes

novos rurais

No dia 28 de maio, teve início o programa Novos Rurais, do Instituto Souza Cruz, na região serrana do Rio de Janeiro. Seis jovens egressos do Colégio Estadual Rei Alberto I, em Nova Friburgo (RJ), iniciaram o primeiro módulo da formação, que segue até 01 de junho.

A cerimônia de abertura reuniu os representantes das entidades parceiras do programa: Nilson dos Santos (Ibelga); Gerson Yunes e Paulo Filgueiras (Programa Rio Rural) e Helen Janata e Marcos Gaspar (Instituto Souza Cruz). Também estiveram presentes José Canellas, da Emater, e Dirceu Tadem, do Comitê Gestor das Microbacias.

Nesta primeira semana do programa, estão sendo ministrados temas como a agricultura familiar, diversificação, multifuncionalidade, desenvolvimento territorial, entre outros. Os alunos também começam a planejar a transformação dos seus projetos em unidades demonstrativas. As atividades do módulo também contemplaram visitas técnicas a propriedades rurais, que têm como foco as novas profissões rurais e a pluriatividade.

Um dos empreendimentos visitados foi a pousada rural Pouso dos Paula, do jovem Pedro Paula, egresso do Ibelga que participa do Novos Rurais.

"Está sendo uma experiência muito boa, pois vamos ter uma grande oportunidade de trazer outras atividades para nossa comunidade, contribuindo para o desenvolvimento local, além do conhecimento que estamos adquirindo que vai servir para toda a vida", diz Pedro.

Outra participante do programa, Ananda Tartari, abriu as portas de sua propriedade agroecológica para os colegas. A jovem produz orgânicos com a família, e os alimentos são comercializados diretamente em feiras na cidade do Rio.

"O programa está sendo uma oportunidade muito interessante, pois está despertando a vontade de trabalhar na área da minha família e de buscar cada vez mais técnicas agrícolas que podemos implantar em nossa região e assim ajudar a comunidade", destaca a jovem, que desenvolverá uma unidade demonstrativa de estufa orgânica.

No Rio de Janeiro, Novos Rurais tem a parceria do Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) e do Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura e Pecuária.

O programa também é implementado nos três estados da região Sul, em parceria com a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar/Sul) . O primeiro módulo teve início no dia 14 de maio e quinze jovens estão sendo beneficiados pela iniciativa. As Casas Familiares Rurais de cinco municípios estão participando do programa. São elas: Pinhão (PR), Santa Maria do Oeste (PR), Riqueza (SC), Saudades (SC) e Catuípe (RS) estão participando do programa.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA NOVOS RURAIS

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados