instituto souza cruz - Liberdade em discussão na Flip

Home

Empreendedorismo que transforma

07/04/2012 - Andrea Guedes

flip

Entre 04 e 08 de julho, a cidade histórica de Paraty, na região Sul Fluminense, irá respirar literatura, arte e cultura durante décima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) . Pela primeira vez, o evento contará com a Casa da Liberdade, iniciativa do Instituto Voto  em parceria com o Instituto Millenium  e patrocínio do Instituto Souza Cruz.

O local oferecerá ao público, durante todos os dias da Flip, uma programação paralela de debates, palestras, leituras e sessões de autógrafos, reunindo formadores de opinião e expoentes do pensamento sociopolítico e da cultura num espaço privilegiado para debater tendências, perspectivas e os caminhos da liberdade.

A Casa da Liberdade abrigará a exposição fotográfica “Imagens Essenciais da Liberdade no Mundo”, com trabalho de reinterpretação de fotos clássicas que retratam a história da liberdade ao longo do século XX e início do século XXI. A pesquisa histórica e curadoria da exposição estão a cargo do fotógrafo e diretor de imagens Nilton Santolin, e da jornalista Ana Mota.

A Casa da Liberdade tem coordenação do cientista social e diplomata Marcos Troyjo, professor da Columbia University, e da cientista política Karim Miskulin, presidente do Instituto Voto e diretora da revista VOTO - política, cultura e negócios.


+ Veja, abaixo, a programação da Casa da Liberdade


04 de julho
17h - Abertura Exposição “Imagens Essenciais da Liberdade” – curadoria de Nilton Santolin – fotógrafo
21h - Encerramento

05 de julho
12h às 18h – aberta para visitação a Exposição “Imagens Essenciais da Liberdade”
18h – Palestra “Liberdade e Desglobalização: O Novo Cenário Internacional” , com Marcos Troyjo – Diretor do BricLab da Columbia University.
19h – Música ao Vivo
21h - Encerramento

06 de julho
12h às 16h – aberta para visitação a Exposição “Imagens Essenciais da Liberdade”
16h – Debate com Moacyr Góes, cineasta e Marcelo Madureira , humorista
Tema: “Liberdade de Criação Artística”
17h40 – Palestra “Liberdade e Conflito” – o Conceito de Guerra Justa”, com Fábio Pereira Doutor em Política Internacional
18h30 – Palestra “Liberdade e Verdade na Historia" com Antônio Campos – escritor, integrante da Academia Pernambucana de Letras e curador da Fliporto - Festa Literária Internacional de Pernambuco. Após haverá sessão de autógrafos de seu livro A Comissão Nacional da Verdade e a Operação Condor.
19h30 – Música ao vivo
21h – Encerramento

07 de julho
12h às 16h – aberta para visitação a Exposição “Imagens Essenciais da Liberdade”15h - Encontro com a escritora Alda de Miranda , e sessão de autógrafos do livro Tem Planta que Virou Bicho, volume 2, editora Nova criativa.
16h – Debate com Fernando Schuler, Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas e diretor do IBMEC/RJ e Gabriela Mafort, jornalista da Globo News.
Tema: “Liberdade e Globalização: Justiça e Opinião Pública”.
18h – Encontro com escritora e jornalista Themis Vianna, e sessão de autógrafos do livro A Obra Fotográfica de Sebastião Salgado.
19h – Música ao vivo
21h – Encerramento

08 de julho
10h às 14h - aberta para visitação a Exposição “Imagens Essenciais da Liberdade”.
14h – Encerramento

Endereço da Casa da Liberdade: Rua Dr. Samuel Costa, 185, Centro Histórico, Paraty

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados