instituto souza cruz - Conhecendo o semiárido

Home

Empreendedorismo que transforma

07/20/2012 - Guilherme Mattoso

Foi realizada nesta semana a primeira etapa do IV Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira , no território do sisal baiano. Sete jovens de diferentes regiões e estados foram recebidos pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) , organização que integra a Rede Jovem Rural , coordenada pelo Instituto Souza Cruz.

Na abertura, realizada em Feira de Santana, os intercambistas foram apresentados ao trabalho do MOC e também conheceram as ações das Rede Jovem Rural. O roteiro da viagem, que passou por vários municípios da região, começou em Antônio Cardoso, onde os jovens puderam conhecer a experiência de organização política juvenil Movimento de Jovens de Antônio Cardoso (MOJAC).

+ Visite o blog da Rede Jovem Rural e confira as fotos da etapa 

Os participantes também visitaram a propriedade de Geovânio dos Santos, em Retirolândia. O jovem, formado pelo PEJR, do Instituto Souza Cruz, possui uma propriedade diversificada, que abrange horticultura, fruticultura, caprinocultura, ovinocultura e o cultivo de plantas ornamentais, além da recém instalada cisterna “calçadão”, financiada pelo programa 1 Milhão de Cisternas.

Em Serrinha, o grupo visitou um empreendimento de beneficiamento de frutas implementado por Gildete Silva, que também participou da formação do PEJR. A jovem  mobilizou a comunidade para a coleta das frutas, até pouco tempo desvalorizadas na localidade, e passou a beneficiar a produção e comercialização de polpas na pequena agroindústria em sua propriedade.
 
Os intercambistas também conheceram importantes experiências de comunicação no território do Sisal: a Rádio Poste e Agência Mandacaru de Comunicação buscam democratizar a informação na região e construir uma nova visão do sertão baiano, associado as novas técnicas agrícolas, acesso de políticas públicas e oportunidades para a juventude rural no convívio com o semiárido.

Além da Bahia, outros onze estados estão envolvidos no intercâmbio, que segue até novembro. No total, cerca de 50 jovens e dez organizações não governamentais que desenvolvem projetos de Educação do Campo participam da iniciativa. Visite o blog da Rede Jovem Rural  e saiba mais sobre a iniciativa.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados