instituto souza cruz - Paraná recebe o IV Intercâmbio

Home

Empreendedorismo que transforma

09/19/2012 - Da Redação

4inter_cedejor

O Paraná é um dos 12 estados participantes do IV Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira . Entre os dias 21 e 29 de setembro, um grupo de 12 jovens rurais de diferentes localidades do país conhecerá a realidade rural do território paranaense Caminhos do Tibagi. Eles serão recebidos pelo Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor) , em Tibagi. Em seguida, os visitantes seguirão para atividades nos municípios de Ventania, Curiúva, Tamarana e Reserva.

Durante a semana, os intercambistas ficarão hospedados nas propriedades de agricultores familiares e terão uma programação que abrange o aprendizado de técnicas agrícolas locais, visitas a assentamentos e comunidades quilombolas, troca de experiências, entre outras atividades. No retorno para seus estados de origem, poderão adaptar os novos conhecimentos às  suas realidades.

Além do Paraná, outros onze estados estão envolvidos no intercâmbio, que segue até novembro. No total, cerca de 50 jovens e dez organizações não governamentais que desenvolvem projetos de Educação do Campo participam da iniciativa.

O IV Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira é coordenado pelo Instituto Souza Cruz, que, junto com outras cinco organizações, integra a Rede Jovem Rural.

"Essa ação viabiliza ainda o conhecimento de boas práticas da agricultura familiar, implantadas em diferentes realidades rurais, que podem ser replicadas e compartilhadas pelos intercambistas em suas comunidades", afirma Luiz André Soares, gerente do Instituto Souza Cruz e coordenador da Rede Jovem Rural. As três primeiras edições do Intercâmbio da Juventude Rural envolveram diretamente cerca de 320 jovens rurais, e abrangeram todas as regiões do país.
+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados