instituto souza cruz - Novos Rurais avança em Nova Friburgo

Home

Empreendedorismo que transforma

09/27/2012 - Guilherme Mattoso

O Programa Novos Rurais, do Instituto Souza Cruz, chega na sua penúltima fase, onde os jovens participantes transformam seus projetos de empreendedorismo em unidades demonstrativas. As experiências são financiadas com recursos disponibilizados pelo programa. No Rio de Janeiro, a ação é aplicada na região dos Três Picos em parceria com o Instituto Bélgica - Nova Friburgo (Ibelga). Os seis jovens participantes já tiraram as ideias do papel e estão terminando a implementação das experiências que serão modelo para outros alunos da instituição. Conheça as unidades demonstrativas:


Colha e pague com café da roça
mirian
Aproveitando a vocação turística da região, Mirian Cordeiro decidiu implementar em sua propriedade um espaço que oferece o serviço de “colha e pague”, onde o turista poderá escolher produtos orgânicos da horta, e um típico “café da roça”. A propriedade da jovem está em processo de conversão orgânica e o espaço para o café está em fase de acabamento. A meta é inaugurá-lo no mês de outubro.


Cultivo em horta suspensa
andre
André Fernandes decidiu diversificar a renda da família criando modelos de hortas e jardins suspensos feitos com bambu. O jovem está construindo um escritório em sua casa e já produziu alguns modelos com hortaliças e flores ornamentais. O foco do projeto está na comercialização das peças tanto na região quanto em feiras na cidade Nova Friburgo e outras localidades.


Estufa orgânica
ananda
A família de Ananda Tartari é pioneira na produção orgânica nos Três Picos. Seu projeto consiste na construção de uma estufa para a produção de mudas orgânicas que abasteça não somente a propriedade, mas atenda também outros agricultores envolvidos em uma rede de orgânicos. Com a implantação do projeto, Ananda garantirá a autonomia da propriedade em relação às mudas e sementes certificadas.


Produção de brotos orgânicos
altair
O projeto de Altair Rocha está sendo desenvolvido na propriedade da família da Ananda. O jovem aproveitou os conhecimentos dos Tartari na produção e certificação orgânica para implantar uma unidade de produção de brotos comestíveis. O empreendimento, além de modelo para a região, produzirá sementes germinadas para a comercialização no Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, na cidade do Rio de Janeiro.


Produção de húmus
bruna
Bruna Darcy está desenvolvendo o projeto de produção e comercialização de húmus, atividade pouco conhecida na região, mas de extrema importância para a agricultura local. A iniciativa beneficiará a comunidade que terá um espaço mais próximo para a compra, evitando deslocamento para outras localidades em busca do produto. O minhocário já está pronto e a próxima fase será de acabamento do entorno e aprimoramento da produção de húmus.


Vivenciando as atividades rurais
pedro
Pedro Paula inaugurou a pousada Pouso dos Paula há dois anos. Com o significativo aumento do turismo na região, seu projeto consiste na oferta de serviços que apresentem aos turistas o modo vida no campo através de atividades culturais, oficinas de pão caseiro, fotografia, dentre outras. Com os recursos do Novos Rurais, Pedro construiu uma nova sala para a realização das oficinas e editou também um livro de fotos para a divulgação das iniciativas do empreendimento.


+ Saiba mais sobre o programa Novos Rurais
+ Conheça os parceiros do Instituto Souza Cruz na implementação do Novos Rurais

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados