instituto souza cruz - Empreendedores no Paraná

Home

Empreendedorismo que transforma

10/25/2012 - Helen Janata

nrspr

O Programa Novos Rurais, do Instituto Souza Cruz, chega na sua penúltima fase em 2012. Os jovens participantes já transformaram seus projetos de empreendedorismo em unidades demonstrativas que servirão de modelo para outros alunos que têm interesse em desenvolver projetos similares. No Paraná, a ação é aplicada em duas Casas Familiares Rurais nos municípios de Santa Maria do Oeste e Pinhão, em parceria com a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar-Sul) . Conheça as unidades demonstrativas:


+ Saiba mais sobre o Novos Rurais
+ Veja onde o programa está


Plantas Medicinais
edivaldo
O projeto de Edivaldo Geffer é o cultivo de plantas medicinais em uma pequena área da propriedade de sua família. Ele mora próximo à Casa Familiar Rural de Santa Maria do Oeste e como a escola possui um secador de plantas medicinais em desuso, o jovem identificou uma oportunidade de diversificar. Mesmo com as dificuldades da seca que atingiu o sul do Brasil no inverno, Edivaldo já está produzindo erva-doce, calêndula, capim-limão, cavalinha, entre outras.

Agroecologia
geovane
Inspirado na proposta do projetos de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), Geovane da Costa implementou com a ajuda do irmão, também aluno da Casa Familiar Rural, um sistema integrado de produção de aves e horta. O galinheiro está ao lado da horta, dividida em piquetes para que as aves, após a colheita, possam se alimentar dos restos de hortaliças e adubar o terreno, diminuindo custos com mão de obra, adubo e ração.


Diversificação
kellin
Kellin Wimmer diversificou sua propriedade a partir da instalação de um pomar de pêssegos orgânicos. O cultivo da fruta é bastante comum na região e a família já possui alguns pés para o consumo próprio, dos quais são produzidos geleias e compotas. A jovem identificou um grande potencial na cultura do pêssego por sua adaptação na região, além de ser orgânico.


Casa do Mel
jociel
A família de Jociel Antunes produz mel há mais de 20 anos, mas nunca pôde comercializar por não ter um espaço para o beneficiamento. O jovem enxergou no programa Novos Rurais a oportunidade de concretizar um sonho da família e construiu a Casa do Mel, uma pequena agroindústria que permitirá extrair o mel com qualidade, além da certificação para acessar mercados locais e programas de comercialização como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), principal objetivo da família.


Produção de leite
roseane
Roseane da Costa tinha o desejo de transformar sua propriedade em uma referência na produção de gado leiteiro. Com o apoio da família e do programa Novos Rurais, a jovem implementou um sistema de pastoreio rotacionado para a pastagem dos animais, além de um sistema de gestão para administrar os recursos financeiros da propriedade.

Horticultura
danilo
A família de Danilo Bastos não trabalha na propriedade há alguns anos. Porém, ao finalizar a formação de técnico em agroecologia da Casa Familiar Rural de Pinhão, o jovem decidiu gerar renda a partir do seu projeto de horticultura irrigada. O objetivo é aumentar a produção para comercializar em programas como o PAA, do governo federal.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados