instituto souza cruz - Novos negócios em Santa Catarina

Home

Empreendedorismo que transforma

11/09/2012 - Carlos Benedito Guimarães

nr-sc

Do peixe verde ao armazenamento de grãos, as unidades demonstrativas, resultado da implantação do programa Novos Rurais em Santa Catarina, estão contribuindo para a diversificação e geração de renda da agricultura familiar nos municípios catarinenses de Riqueza e Saudades. O programa, do Instituto Souza Cruz, foi implantado nas Casas Familiares Rurais dos respectivos municípios em parceria com a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar-Sul).

Durante um ano, seis jovens egressos das Casas Familiares participaram do Novos Rurais, que abrange formação, replicação de conhecimentos e a implantação das unidades demonstrativas, que servirão de referência para os agricultores da região.

Conheça as unidades demonstrativas:

+ Conheça o programa Novos Rurais 

Armazenamento de Grãos

nr-sc
O projeto do jovem Jociel Defaveri, também de Riqueza, consiste no armazenamento de grãos, atividade já desenvolvida na propriedade. A família, porém, enfrentava problemas recorrentes com pragas e roedores. Considerando esse contexto, Jociel resolveu experimentar formas alternativas de armazenagem com o intuito de minimizar as perdas nutritivas com as pragas, agregar valor ao produto no período de entressafra e difundir esses novos métodos nas pequenas propriedades da comunidade.

Produção de Melancia

nr-sc
A demanda existe, agora é só aproveitar a oportunidade!  Foi com essa ideia que o jovem Rafael Tauffer estabeleceu como desafio empreendedor a implantação de uma unidade demonstrativa de produção de melancia. Esta decisão vai de encontro à realidade de Riqueza, onde são comuns outros cultivos, como milho e feijão, entre outros. Para a nova cultura, Rafael pretende desenvolver uma tecnologia própria para pequenas propriedades, tendo como meta a produção com baixo custo e com a redução dos riscos inerentes à cultura, atendendo, assim, à demanda local, que compra atualmente de produtores de fora da região.


Implantação de Pastagens

nr-sc
Em Saudades, Edson Neusir Mallmann decidiu implementar na propriedade novas variedades de pasto perene, experimentando as forrageiras festuca para o período de inverno e capim pioneiro para o verão. O jovem pretende, com essa estratégia, aumentar a produção de leite, oferecendo um alimento melhor para os animais. Ele também produzirá feno para uso na sua propriedade, e comercializará o excedente na comunidade, uma vez que existe demanda para o produto, que é adquirido sempre de fora do município. Com isso, Edson poderá aumentar o volume de leite e obter uma fonte de renda adicional na unidade familiar.

Produção de ovos de galinhas caipiras

nr-sc
Buscando atender a demanda do mercado interno de Saudades, Rodrigo Carlos Müller decidiu investir na produção de ovos de galinha caipira. O jovem enxergou a oportunidade porque há poucos produtores na região, e os mercados adquirem sempre os produtos de fora, que chegam, muitas vezes, com baixa qualidade. A meta de Rodrigo é oferecer um produto diferenciado, focado na qualidade e dentro dos padrões legais de produção.

Criação de Novilhas

nr-sc
Luciane Steffens, de Saudades, a partir da necessidade de aumentar a produção de leite dos animais, resolveu desenvolver um novo pacote tecnológico para criação de novilhas em pequenas propriedades. É fato que, para um animal de melhor qualidade, são necessários cuidados especiais ainda quando novilhas, e isso não acontecia na sua unidade familiar. Com essa nova metodologia, ela percebeu que será possível aumentar a produção de leite e ainda agregar renda à unidade familiar por meio da comercialização dos animais, já que novilhas de melhor manejo e qualidade genética são alvo de compra de vários produtores locais.

Peixe Verde

nr-sc
No município de Riqueza, o projeto Peixe Verde, do jovem Dionatan Grafetti, visa desenvolver um pacote tecnológico alternativo para a piscicultura, tornando a atividade mais eficiente, produtiva e com menor risco, buscando a diversificação econômica das pequenas propriedades. O sistema utilizado é o policultivo de peixe integrado com vegetal, que pode ser considerado como um sistema de criação de baixa intensidade devido às biomassas que são alcançadas ao final do cultivo. Por meio dos dias de campo realizados na propriedade, o jovem vem difundindo essa nova metodologia de criação e obtendo novos adeptos ao processo, fazendo valer a lógica de transmissão de conhecimento das unidades demonstrativas.
+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados