instituto souza cruz - Inovação juvenil no RS

Home

Empreendedorismo que transforma

11/23/2012 - Carlos Benedito Guimarães

nrrs

A partir da formação no programa Novos Rurais, do Instituto Souza Cruz, três jovens gaúchos implantam unidades demonstrativas em suas propriedades, nos municípios de Ajuricaba e Coronel Barros. Além de ser referência para outros produtores, os novos empreendimentos contribuem para a diversificação e geração de renda das famílias.

Aplicado em parceria com a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar-Sul), Novos Rurais foi implantado, no Rio Grande do Sul, na Casa Familiar de Catuípe.

Durante a participação no programa, três egressos da Casa Familiar passaram por módulos de formação e replicaram os novos conhecimentos a outros alunos da instituição. Agora, chegam à fase prática, aplicando o que aprenderam na construção das unidades demonstrativas.

Conheça os empreendimentos:

+ Saiba mais sobre o programa Novos Rurais

Aves de Postura

nrrs

Produzir mais com um custo menor. Esta é a meta de Camila Rafaela Ribas com seu projeto de aves de postura no município de Ajuricaba (RS). Ela percebeu que o consumo de ovos no município é maior do que o ofertado pelos produtores locais. Para aproveitar essa lacuna, decidiu experimentar a produção de ovos com outra espécie de aves, que se alimenta menos e produze durante mais tempo. Segundo Camilia, já é possível constatar a diferença. No momento, a jovem está prestes a implantar a Casa do Ovo na sua propriedade, investimento que dará para a família condições diferenciadas de comercialização.

Implantação de pastagem - Brachiaria Piatã

nrrs

Samoel Zaqueu do Amaral inova ao introduzir na sua comunidade, em Ajuricaba (RS), uma nova forrageira: a Brachiaria Piatã, muito utilizada nas regiões mais quentes do país. Por ser considerada de fácil adaptação em solos argilosos, o jovem considera uma ação de diversificação, capaz de ser reconhecida como referência pela comunidade. A partir dos resultados, a inovação poderá ser difundida e aceita por outros produtores, pois a forrageira, além de ter bons teores de proteína, tem potencial de produzir cerca de 9,5t/ha/ano de matéria seca, gerando, com isso, maiores e melhores ganhos de peso nos animais e na produção de leite.


Produção de Feno

nrrs

Produção de feno é o projeto de Leandro de Conto, morador do município de Coronel Barros (RS). O jovem identificou, a partir da experiência da família, que uma alternativa para aumentar a produção de leite na propriedade seria inserir feno de boa qualidade na alimentação animal. Além disso, constatou que existe uma demanda, ainda não atendida, pelo produto na comunidade. Investir, portanto, na produção do feno representou uma oportunidade de negócio, pois, ao produzi-lo para consumo dos seus animais e comercializando o excedente, Leandro diversifica sua produção e, sobretudo, agrega mais renda ao orçamento familiar.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados