instituto souza cruz - Programa Novos Rurais terá livro didático

Home

Empreendedorismo que transforma

25/03/2013 - Andrea Guedes

capa2Com foco na formação de jovens para a criação de estratégias de diversificação na agricultura familiar, o programa Novos Rurais , lançado ano passado, será ampliado em 2013. Implantada em parceria com entidades de educação formal e contextualizada ao campo, a metodologia do Instituto Souza Cruz chega a cinco estados do Sul e Nordeste (RS, SC, PR, PE e CE) este ano, beneficiando aproximadamente 600 jovens rurais e viabilizando a implantação de cerca de 200 unidades demonstrativas.

Para orientar os educadores na fase de formação do programa, bem como uniformizar o conteúdo em todas as regiões, o Instituto Souza Cruz produziu o livro  didático do Novos Rurais, com autoria dos professores Wilson Schmidt e Valério Alécio Turnes, e da agrônoma Thaise Costa Guzzatti.

"A importância desta publicação para o programa Novos Rurais está na apresentação alinhada dos conteúdos complementares ao ensino formal  e no aperfeiçoamento da gestão dos projetos que contribuem com a diversificação da agricultrura familiar”, explica Marcos Gaspar, assessor de Projetos Sociais do Instituto Souza Cruz.

O livro é divido em três módulos: “Novo rural como ambiente - agricultura familiar como suporte para empreendimentos de jovens rurais”; “Empreendimentos de jovens rurais, cenários, possibilidades e oportunidades” e “Jovem rural que planeja e elabora projetos: da ideia ao empreendimento”.

“Em primeiro lugar, buscou-se oferecer subsídios para contribuir para o empoderamento dos alunos, preparando-os para a tomada de decisão. Além disso, a abordagem tenta mostrar as potencialidades oferecidas pelo meio rural e estimular a criatividade dos jovens, acreditando que desta forma pode-se criar ambientes de negócio muito mais propícios ao sucesso. Estes serão os líderes do ´novo rural´: preparados tecnicamente, conscientes politicamente e inovadores”, afirma Valério, professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde ministra a disciplina de Planejamento Público no curso de Administração Pública (DAP/ESAG).

Para Wilson Schmidt, professor da licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os jovens rurais, por estarem no centro da reprodução social do nosso campo, carecem de ações e estímulos para que assumam projetos e iniciativas econômicas nos territórios rurais onde vivem.

“Por isso, participar da redação de um material didático, com linguagem acessível (o que não significa superficialidade), conteúdos transversais e voltado a motivar e dar instrumentos para jovens rurais que finalizam o ensino médio em Casas familiares Rurais maturarem seus  projetos, empreenderem e gerirem os empreendimentos deles me pareceu uma ação mais do que pertinente, relevante. Tratou-se de um desafio denso, mas prazeroso”, pontua Wilson.

Nos estados de Pernambuco e Ceará, o programa Novos Rurais será aplicado em parceria com as organizações Serta e Adel, respectivamente. Nos três estados do Sul, a metodologia é implantada em aliança com as seguintes organizações: Arcafar-Sul, Cedejor, União das Associações dos Agricultores de Ituporanga (Uniagri) e Escola Técnica Estadual de Canguçu (Etec).

Saiba mais sobre o programa Novos Rurais.

 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados