instituto souza cruz - Novos Rurais começa com formação de educadores

Home

Empreendedorismo que transforma

25/03/2013 - Andrea Guedes

logo nrTeve início hoje, dia 25, em Maravilha (SC), o Seminário de Formação dos Educadores do Programa Novos Rurais. O objetivo é capacitar os professores das 30 Casas Familiares Rurais (CFRs) onde será aplicada  a metodologia do Instituto Souza Cruz, que abrange duas fases: módulos de formação de jovens e implantação de Unidades Demonstrativas. O programa é ministrado paralelamente ao Ensino Médio, para alunos do terceiro ano das CFRs.

Além de representantes do Instituto e da Arcafar-Sul, à qual as CFRs estão ligadas, participam do encontro 62 educadores dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O seminário, que segue até o próximo dia 27, foi aberto pela prefeita de Maravilha, Rosi Maldaner, que deu as boas-vindas aos participantes.

A capacitação dos educadores tem como base o livro didático  do programa Novos Rurais, elaborado pelos professores Wilson Schmidt e Valério Alécio Turnes, e pela agrônoma Thaise Costa Guzzatti. Os participantes serão habilitados nos seguintes conteúdos: “Novo rural como ambiente - agricultura familiar como suporte para empreendimentos de jovens rurais”; “Empreendimentos de jovens rurais, cenários, possibilidades e oportunidades” e “Jovem rural que planeja e elabora projetos: da ideia ao empreendimento”.

Os professores também serão orientados sobre a construção das Unidades Demonstrativas, que faz parte da segunda fase do programa. Neste caso, serão trabalhados os objetivos, conceitos, requisitos, plano de ação e orçamento dos empreendimentos a serem desenvolvidos pelos jovens rurais.

A formação é ministrada pelos assessores de Projetos Sociais do Instituto Souza Cruz, Helen Janata e Marcos Gaspar. 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados