instituto souza cruz - Capacitação no Sul

Home

Empreendedorismo que transforma

02/04/2013 - Guilherme Mattoso

nrs

O Instituto Souza Cruz realizou entre 25 e 27 de março o Seminário de Capacitação de Educadores do Programa Novos Rurais. O encontro reuniu no município de Maravilha (SC) um grupo de 60 profissionais da Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar/Sul) , que implementará o programa em 30 escolas, nos três estados da região Sul. O encontro teve como objetivo apresentar e detalhar os instrumentos pedagógicos que nortearão a aplicação do Novos Rurais em 2013.

“A ideia do seminário é capacitar os educadores de modo que eles estejam aptos a assessorar e dar todo o suporte aos jovens durante a formação e implementação das unidades demonstrativas. Por isso é importante que a proposta e o conteúdo sejam bem compreendidos, garantindo, portanto, eficácia na implementação do programa”, explica Marcos Gaspar, assessor de projetos do Instituto Souza Cruz.

Neste ano, o Novos Rurais beneficiará 330 alunos que estão cursando o último ano do ensino médio nas Casas Familiares participantes. Além da Arcafar/Sul, o programa também será implementado em parceria com outras organizações, beneficiando 600 jovens no total.

nrs

No dia 25, o seminário teve início com uma mesa de abertura composta por Helen Janata, assessora de projetos do Instituto Souza Cruz; José Luiz Schuab, da Arcafar/Sul; Pedro Gilberto Ioris, secretário de Agricultura de Maravilha; Almir da Rosa, gerente regional de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha; Genuir Bassani, gerente de Cultura, Turismo e Esporte da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha; e Eder Morais, vereador de Maravilha.

Na primeira etapa da programação, foram apresentados a metodologia e o funcionamento do Novos Rurais. Em seguida, os educadores receberam orientação sobre a utilização do livro didático, principal instrumento utilizado pelos alunos que receberão a formação dos módulos do programa.

Na segunda etapa, foram apresentados os resultados do primeiro ano de implementação da iniciativa, além dos estudos de casos de jovens que passaram pela formação em 2012. Ao final do encontro, os participantes tiveram atividades práticas que simularam o preenchimento das fichas e relatórios que servirão de base para a consolidação dos indicadores do programa.

“O Novos Rurais é uma ferramenta fundamental para darmos impulso na formação pedagógica dos alunos da Arcafar/Sul. Trata-se de um programa que se encaixa à nossa proposta de ensino e legitima nossos esforços em prol da formação de jovens rurais empreendedores. Nossa expectativa é que os projetos destes jovens sejam realmente viáveis e se tornem referência em suas regiões”, destaca José Luiz Lorenzini, supervisor e orientador pedagógico da Arcafar/Sul.

No mês de abril, o Seminário de Capacitação será apresentado às demais organizações que implementarão o Novos Rurais: em Pernambuco e Ceará, em parceria com Serta e Adel, respectivamente; e nos três estados do Sul, em aliança com o Cedejor, Uniagri e Escola Técnica Estadual de Canguçu.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados