instituto souza cruz - Programa Novos Rurais chega a cinco estados

Home

Empreendedorismo que transforma

05/04/2013 - Andrea Guedes

nrs2013


Lançado em caráter piloto em 2012, o programa Novos Rurais foi expandido este ano para cinco estados  e mais de 30 municípios, nas regiões Sul e Nordeste do país. Com novas organizações parcerias,  a metodologia do Instituto Souza Cruz  beneficiará aproximadamente 600 jovens e viabilizará a implantação de cerca de 200 unidades demonstrativas.

Durante o mês de abril, os educadores que ministrarão o programa estão recebendo capacitações nas respectivas organizações onde atuam. A formação tem como base o livro didático do Novos Rurais, elaborado pelos professores Wilson Schmidt e Valério Alécio Turnes, e pela agrônoma Thaise Costa Guzzatti. Os participantes  também são orientados sobre a construção das Unidades Demonstrativas, que faz parte da segunda fase do programa. A formação é ministrada pelos assessores de Projetos Sociais do Instituto Souza Cruz, Helen Janata e Marcos Gaspar.

“Esta capacitação proporciona aos educadores os instrumentos necessários para que o programa seja implementado de forma eficaz, garantindo a boa formação, suporte e implementação das Unidades Demonstrativas”, explica Helen.

Ainda em abril, terá início a primeira fase do Novos Rurais, que abrange módulos de formação, com conteúdos complementares aos do Ensino Médio, voltados para a gestão de projetos rurais sustentáveis, com foco na diversificação. Nesta fase, são ministrados temas como Novo Rural, empreendedorismo na agricultura familiar, políticas públicas, elaboração de projetos, entre outros.

Parcerias
Nos estados de Pernambuco e Ceará, o programa será aplicado em parceria com as organizações Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) e Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), respectivamente. Nos três estados do Sul, a metodologia é implantada em aliança com as seguintes entidades: Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar-Sul), Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor), União das Associações dos Agricultores de Ituporanga (Uniagri) e Escola Técnica Estadual de Canguçu (Etec). No total, serão 38 municípios recebendo o programa. 

Leia mais notícias sobre o programa Novos Rurais:
- Programa Novos Rurais terá livro didático
 
- Capacitação no Sul 
- Novos educadores rurais 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados