instituto souza cruz - Novos Rurais inicia formação

Home

Empreendedorismo que transforma

15/05/2013 - Andrea Guedes

                                              montagem nrs
 
Cerca de 400 jovens rurais participaram do primeiro módulo de formação do programa Novos Rurais, do Instituto Souza Cruz, implantado em parceria com organizações do campo e entidades de educação formal e contextualizada ao rural.  Nesta etapa inicial, foram ministrados temas relacionados ao “Novo rural”, como novas profissões rurais, multifuncionalidade e pluriatividade na agricultura familiar.

Na região Sul, o módulo foi realizado em 27 Casas Familiares Rurais (CFRs) nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Todas ligadas à Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar-Sul) , entidade parceira do Instituto Souza Cruz na implantação do programa. Os conteúdos do Novos Rurais são aplicados para aproximadamente 300 alunos em formação no último ano do Ensino Médio pelos próprios educadores das CFRs, que participaram de um seminário de capacitação em março.

No Rio Grande do Sul, pela aliança com a Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC), dezesseis jovens do Ensino Médio Técnico em Agricultura também iniciaram as atividades do Novos Rurais. De acordo com o diretor da ETEC, Antônio Alfredo Maia, a expectativa dos alunos é grande.

“O grande diferencial deste programa é que os jovens terão uma oportunidade concreta de colocar um projeto em prática e ver se vai funcionar ou não. Alguns, inclusive, já estão com algumas ideias interessantes não só na área agrícola, como artesanato, agroindústria. E os empreendimentos que tiverem êxito serão encaminhados pela Secretaria Desenvolvimento Econômico e Cooperativismo para o microcrédito para dar continuidade ao projeto. Estamos muito entusiasmados e conscientes da nossa responsabilidade”, destaca Antônio.

Em Santa Catarina, quinze jovens ligados à União das Associações dos Agricultores de Ituporanga (Uniagri), outra organização parceira do Instituto Souza Cruz, também participaram do primeiro módulo do Novos Rurais.


                                     montagem2


Nordeste
Na região Nordeste, mais de 80 rapazes e moças também deram o pontapé inicial na jornada do programa. No Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) , em Ibimirim (PE), Novos Rurais está sendo aplicado transversalmente ao curso técnico de Agroecologia.

Já na Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) , em Pentecoste (CE), participam 35 egressos do programa Jovem Empreendedor Rural, implantado pela organização. Em depoimento ao blog da Adel, Elionardo Oliveira, um dos monitores educacionais do programa, falou sobre a importância do tema do primeiro módulo de formação que, segundo ele,  é estratégico no atual cenário.

“Os jovens empreendedores rurais precisam de conhecimentos e instrumentos capazes de viabilizar a implantação de seus projetos e melhorar suas condições de vida, gerando renda e o desenvolvimento de suas comunidades”, disse.

No Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor) , o programa Novos Rurais terá início no próximo mês.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA NOVOS RURAIS. 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados