instituto souza cruz - Agricultura familiar por opção

Home

Empreendedorismo que transforma

16/05/2013 - Andrea Guedes

                                          RAcapa

O que fazer para que a próxima geração de agricultores permaneça no meio rural por opção, e não por acaso? A resposta inevitavelmente passa pela educação. Nesta área que o Instituto Souza Cruz abraçou, muitas foram as ações, realizadas no ano passado, para preparar a juventude que semeará o futuro do campo. Todas são apresentadas no Relatório de Atividades  2012, que traz ainda as demonstrações financeiras do período. O documento está disponível apenas em versão online para download gratuito .

Um dos destaques foi o lançamento do programa Novos Rurais , com o objetivo de fomentar estratégias de diversificação produtiva e comercial entre jovens do Ensino Médio e egressos de entidades rurais de educação formal. Ao conciliar módulos de formação e implantação de unidades demonstrativas, o programa impactou as comunidades rurais onde os jovens estão inseridos, já que os resultados práticos motivaram outros agricultores a buscarem na diversificação o caminho para a geração de renda.

Boas práticas como essas, em todo o país, precisam ser conhecidas e também replicadas. Para isso, o Instituto Souza Cruz coordenou o IV Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, uma iniciativa da Rede Jovem Rural .  Dividida em cinco etapas, a ação proporcionou a jovens de nove entidades de Educação do Campo a oportunidade de vivenciar uma outra realidade rural. Na programação, a aprendizagem de diversas tecnologias sustentáveis que estão dinamizando a agricultura familiar em diferentes estados, com possibilidade de serem estendidas para outras regiões pelas mãos da juventude.

Por fim, na área da Comunicação, estratégica para a difusão de conhecimentos sobre a causa que abraçamos, a revista Marco Social  migrou para o ambiente web. A publicação, que circulou durante onze anos com a proposta de pensar o meio rural de forma integrada, adquiriu nova dinâmica, com maior alcance e mais agilidade de informações. Nesta nova plataforma, Marco Social constitui um canal de interação e de disseminação das ideias daqueles que estão pensando a sustentabilidade da nossa agricultura familiar nos mais diferentes espaços.

Os resultados de 2012 reforçam nossa convicção de que o desenvolvimento depende, sobretudo, das ações de jovens, organizações, educadores e agricultores que constroem, em diálogo com as políticas públicas, uma nova realidade para o meio rural brasileiro.

LEIA O RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 .

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados