instituto souza cruz - Articulação em Canguçu (RS)

Home

Empreendedorismo que transforma

23/05/2013 - Andrea Guedes

  
                                       cangucu2 
Samuel Rutz (à esquerda), Cleider Menegoni (ao centro de vermelho) e Jackson de Souza (à direita) com os jovens participantes do programa Novos Rurais


O secretário de Desenvolvimento Rural de Canguçu (RS), Cleider Menegoni, participou do segundo módulo de formação do programa Novos Rurais , do Instituto Souza Cruz, que está sendo aplicado no município em parceria com a Escola Técnica Estadual. A visita foi realizada na última terça-feira, dia 21, quando estiveram presentes também o engenheiro agrônomo Samuel Rutz, da Emater, e Jackson de Souza Valadão, responsável pela Comercialização na Secretaria.

Na ocasião, Cleider falou aos participantes do Novos Rurais sobre os projetos da prefeitura para a agricultura familiar. Samuel apresentou o Pronaf Jovem, destacando a persistência como fator importante para a aquisição do crédito. Por fim, Jackson explicou o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo ele, o município já adquire 35% de produtos da agricultura familiar e a intenção é aumentar esse número por meio dos projetos desenvolvidos pelos jovens ao longo do programa. Já o Programa de Aquisição de Alimentos está iniciando no município com grande potencial.

Os representantes públicos complementaram os conteúdos ministrados no segundo módulo de formação do programa, cujo tema central é “Empreendimentos de jovens rurais, cenários, possibilidades e oportunidades”.

Na Escola Técnica Estadual de Canguçu, dezesseis alunos do Ensino Médio Técnico em Agricultura estão participando do programa. De acordo com o diretor  da instituição, Antônio Alfredo Maia, a expectativa dos jovens é grande.

“O grande diferencial deste programa é que os jovens terão uma oportunidade concreta de colocar um projeto em prática e ver se vai funcionar ou não. Alguns, inclusive, já estão com algumas ideias interessantes não só na área agrícola, como artesanato, agroindústria. E os empreendimentos que tiverem êxito serão encaminhados pela Secretaria Desenvolvimento Econômico e Cooperativismo para o microcrédito para dar continuidade ao projeto. Estamos muito entusiasmados e conscientes da nossa responsabilidade”, destaca Antônio.

Com o objetivo de incentivar a diversificação produtiva entre jovens agricultores familiares, o programa Novos Rurais está sendo aplicado em 34 municípios rurais das regiões Sul e Nordeste do Brasil, por meio de parcerias com diferentes organizações rurais de educação formal.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados