instituto souza cruz - Novos Rurais no Cedejor

Home

Empreendedorismo que transforma

05/06/2013 - Andrea Guedes

                                             NRsCedejor
Jovens participantes do Novos Rurais no Cedejor Encostas da Serra Geral (Foto: Jovani Puntel)


A parceria entre o Instituto Souza Cruz e o Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor)  viabilizou a implantação do programa Novos Rurais em três novos territórios de Santa Catarina e Paraná: Encostas da Serra Geral (SC), Caminhos do Tibagi (PR) e Centro Sul do Paraná. Sessenta jovens rurais, egressos do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) , estão participando do programa.

As atividades tiveram início em maio, quando foram realizados os dois primeiros módulos de formação. Foram ministrados temas como o Novo Rural, atividades agrícolas e não-agrícolas, multifuncionalidade, pluriatividade da agricultura familiar, políticas públicas, entre outros.

No território Caminhos do Tibagi, os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita técnica no último dia da formação. Todos foram para Morretes (PR) conhecer experiências empreendedoras e conhecer na prática o “Novo Rural”. Foram visitadas feiras de produtos orgânicos e de artesanatos e a agroindústria Rosana, que processa mais de 30 produtos em conservas, doces, geleias, pastas, entre outros.


                                      NRsCedejor2
Visita à agroindústria Rosana (Foto: Luana Cruz) / Formação em Santa Catarina (Foto: Jovani Puntel)


“Por já terem participado do PEJR, o encontro teve caráter de debate em grupos, reflexão e muita troca de experiências entre os jovens, que apresentam histórias de vida e de empreendimentos das mais diversas. No primeiro dia, foi feito um levantamento das expectativas dos jovens com relação ao programa e explicado sobre as Unidades Demonstrativas que eles estavam vislumbrando. Após a visita, alguns fortaleceram a ideia inicial, e outros mudaram radicalmente”, relata a educadora do Cedejor no território, Luana Santos da Cruz.

Para o coordenador do Cedejor Encostas da Serra Geral, Luciano de Melo Philippi, a parceria com o Instituto Souza Cruz vai contribuir para a formação e inclusão socioprodutiva de jovens empreendedores rurais, através da sucessão familiar nas propriedades de agricultura familiar ou do desenvolvimento de negócios, agrícolas e não-agrícolas, propostos pelo programa.

“Compreendemos que o Novos Rurais vem ao encontro da nossa visão de futuro, que é a criação de novas gerações empreendedoras e lideranças locais que cooperam entre si e desenvolvem conhecimentos e tecnologias inovadoras para a sustentabilidade das comunidades rurais”, afirma o educador.

Para a coordenadora de Programas do Cedejor, Zeni Ferreira de Oliveira, o Novos Rurais representa uma continuidade à formação do PEJR.

“Os jovens e educadores estão bastante envolvidos com a nova dinâmica de formação e entusiasmados com a possibilidade de retomar seus projetos. Nossos Agentes de Desenvolvimento Rural estão voltando pra casa onde nasceram e nos sentimos orgulhosos em poder recebê-los e estar presente em mais esse momento importante de suas vidas”. 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados