instituto souza cruz - Ituporanga (SC) recebe Novos Rurais

Home

Empreendedorismo que transforma

06/06/2013 - Andrea Guedes

                                       NRItu
O coordenador da Uniagri, Wilmar Vandresen (de azul), a assessora de Projetos Sociais do Instituto Souza Cruz, Helen Janata (ao lado), o educador Joélcio Demarchi (na ponta esquerda) com os jovens participantes do programa Novos Rurais


O programa Novos Rurais , cujo principal objetivo é fomentar estratégias de diversificação produtiva e comercial entre rapazes e moças que vivem no campo, chegou a Ituporanga (SC), na região do Vale do Itajaí, pela parceria entre o Instituto Souza Cruz e a União das Associações dos Agricultores de Ituporanga (Uniagri) . Doze jovens rurais do município catarinense e regiões adjacentes estão participando da iniciativa.

“O programa Novos Rurais é, sem dúvida, um programa inovador, de suma importância para nossa região, com uma visão atual do mundo rural. Ele está contribuindo com uma educação e informação atualizadas, nos trazendo a realidade do jovem rural dos dias de hoje, tornando-os assim verdadeiros empreendedores rurais”, salienta o coordenador da Uniagri, Wilmar Vandresen.

Entre os dias 27 e 29 de maio, foram ministrados os dois primeiros módulos da fase de formação do programa: “Novo rural como ambiente: agricultura familiar como suporte para empreendimentos de jovens rurais” e “Empreendimentos de jovens rurais, cenários, possibilidades e oportunidades”.

                                nrsitu2

No dia 28, a técnica agrícola da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Rosa Maria Agovino, ministrou uma palestra sobre  políticas públicas para os jovens participantes. Ela apresentou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destacando que eles podem trazer oportunidades e possibilidades à agricultura, com financiamentos e subsídios aos agricultores. Já no dia 29, foram realizadas visitas a duas propriedades de agricultores da região. Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a atividade da piscicultura e uma agroindústria de massas.

O terceiro e último módulo de formação será realizado entre os dias 19 e 21 de junho.

“Esse programa só veio a somar à Uniagri, por estar diretamente ligado aos objetivos de nossa instituição, que busca, constantemente, iniciativas que venham beneficiar os nossos pequenos produtores rurais. O projeto nos entusiasmou muito. Percebemos que os jovens participantes estão compreendendo que é possível empreender com diversidade dentro de suas propriedades e obter, com isso, uma melhor qualidade de vida”, conclui Wilmar. 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados