instituto souza cruz - Novos caminhos para a agricultura familiar

Home

Empreendedorismo que transforma

19/07/2013 - Andrea Guedes

vjornada

Entre os dias 27 e 30 de agosto, cerca de 300 jovens rurais de todas as regiões brasileiras estarão reunidos no município de Colombo (PR) para a V Jornada Nacional do Jovem Rural. O evento tem como tema os "Novos caminhos para agricultura familiar" e é organizado pela Rede Jovem Rural, um coletivo de organizações coordenado pelo Instituto Souza Cruz, que tem como objetivo desenvolver ações de cooperação e defesa conjunta da causa da juventude rural.

+ Confira as fotos da edição anterior 

O encontro reunirá centenas de participantes, entre jovens, educadores e técnicos, para uma semana intensa de atividades como painéis, oficinas, minicursos, grupos de trabalho, feira de produtos regionais e apresentações culturais. A programação inclui ainda visitas às propriedades rurais, revelando aos participantes uma série de iniciativas empreendedoras na região, como o circuito italiano de turismo rural.

A partir de um grande painel, que contará com a participação de personalidades relevantes para a temática rural brasileira, os participantes serão divididos em grupos de trabalho, cujos debates serão compilados em um documento final, que é o instrumento de trabalho para que eles apontem proposições às esferas públicas para as questões discutidas.

Olimpíadas Rurais
A novidade desta quinta edição da Jornada são as Olimpíadas Rurais, que, além de promover a integração através das práticas esportivas, irão resgatar e valorizar a cultura local através de atividades relacionadas ao cotidiano rural. A jornada também será espaço para o lançamento da cartilha “Gestão de recursos hídricos em propriedades rurais”, produzida pelo Instituto Souza Cruz com o apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

"Ao pensar no meio rural como um espaço em constante transformação, se faz necessário refletir sobre os rumos do desenvolvimento sustentável do campo. Por isso, o tema da Jornada busca conscientizar esta juventude de que as dimensões econômica, social e ambiental devem ser incorporadas a qualquer ação voltada para a promoção de uma nova realidade na agricultura familiar brasileira", explica Luiz André Soares, gerente do Instituto Souza Cruz.


rede
 Visite o blog da Rede Jovem Rural e confira a programação completa

 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados