instituto souza cruz - Casa da Liberdade promove debates no Festival de Cinema de Gramado

Home

Empreendedorismo que transforma

21/08/2013 - Da Redação

gram

Conhecido como o Oscar brasileiro, o 41º Festival de Cinema de Gramado teve uma atração especial em 2013. Do dia 14 ao dia 17 de agosto, ícones da produção audiovisual do país se reuniram na Casa da Liberdade  para debater o passado, presente e futuro da chamada “sétima arte”.

O projeto é patrocinado pelo Instituto Souza Cruz, e já se tornou conhecido pelas mesas de discussão na FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty. Comparecendo também a Gramado, um dos maiores festivais de cinema da América Latina, a Casa da Liberdade se consolida como um espaço  itinerante de diálogos culturais.

+ Saiba como foi a Casa da Liberdade em Paraty.

A abertura do evento foi ministrada por Andrea Costa, representante da área de Comunicação do Instituto Souza Cruz. Andrea destacou a importância da Casa da Liberdade, que instiga questionamentos sobre o passado cultural brasileiro e traça soluções frente a novos desafios. “A causa do Instituto Souza Cruz é a educação, e não existe educação sem liberdade. Encontros como esse, portanto, representam uma oportunidade ímpar para pensarmos, de forma livre e interdisciplinar, o cenário sociocultural brasileiro da atualidade”, disse Andrea.

gram

O grande destaque da Casa da Liberdade, foi o cineasta Cacá Diegues. Premiado por filmes como Deus é Brasileiro, Orfeu e Xica da Silva, Cacá também foi um dos fundadores do Cinema Novo. Em sua palestra, não faltaram dicas para os mais jovens. “Considerem todas as ideias. Dos pensamentos menos valorizados surgem os filmes mais surpreendentes”, destacou o cineasta.

Também estiveram presentes nomes como João Luiz Vieira  (doutor em Cinema Studies pela New York University), Fernando Schüler  (filósofo e cientista político, Diretor do Ibmec e fundador do 'Fronteiras do Pensamento') e Paulo Thiago (cineasta, produtor,  diretor e co-fundador da Associação Brasileira de Cineastas).

Sobre a evento
A Casa da Liberdade é um espaço itinerante que acompanha o calendário dos festivais de cultura por todo o país e reúne expoentes do pensamento no debate sobre conjuntura e tendências com base nos valores de uma sociedade aberta. A iniciativa tem coordenação do sociólogo Marcos Troyjo, professor da Columbia University, e da cientista política Karim Miskulin, presidente do Instituto Voto e diretora da revista Voto. 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados