instituto souza cruz - Juventude rural reunida

Home

Empreendedorismo que transforma

05/09/2013 - Guilherme Mattoso

vjornada

 A Rede Jovem Rural , coordenada pelo Instituto Souza Cruz, realizou entre os dias 27 e 30 de agosto a V Jornada Nacional do Jovem Rural, no município de Bocaiúva do Sul (PR). O evento reuniu mais de 300 jovens rurais de 22 estados brasileiros para discutir o tema “Novos caminhos para a agricultura familiar”. A programação incluiu painéis, visitas técnicas, feira de produtos regionais, apresentações artísticas e um tour no Jardim Botânico de Curitiba.

A conferência de abertura foi realizada pelo Secretário Nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Valter Bianchini. O MDA participou também com um painel sobre políticas públicas, apresentado pelo Delegado Federal da entidade no Paraná, Reni Denardi. A jornada teve ainda a presença da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), através do seu Oficial de Projetos, Carlos Biasi.

Os painéis temáticos contaram também com a participação do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Zander Navarro, e do professor de Sociologia da Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcos Marques. Jovens de diferentes organizações compartilharam suas experiências empreendedoras em um painel exclusivo, com o tema “Permanência no Campo – Histórias de vida”.

Diversidade do campo
A Feira de Produtos Regionais proporcionou um espaço de intercâmbio de cultura através da venda e troca de produtos como artesanato, comidas típicas, literatura e muita música, com a apresentação dos jovens da Associação Mineira de Escolas Famílias Agrícolas (Amefa). Na ocasião, o Instituto Souza Cruz lançou a cartilha “Gestão de Recursos Hídricos em propriedades rurais”, produzida com apoio técnico do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Visitas às Experiências
Divididos em diferentes grupos, os participantes conheceram organizações e unidades de produção familiar que são referência nos municípios de Bocaiúva do Sul e Colombo. “São iniciativas que servem como inspiração para desenvolvermos em nossas regiões”, explica o jovem cearense Francisco Ferreira, da Associação de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), que visitou o Síto Mãe Terra, que produz e beneficia tomate, uva e morango, entre outras culturas orgânicas.

Olimpíadas Rurais
Novidade nesta edição da jornada, as Olimpíadas Rurais foram um sucesso e integraram jovens de diferentes regiões através de práticas esportivas e lúdicas, que resgataram tradições do cotidiano rural. A atividade foi preparada pelo Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor), que dividiu com o Instituto Souza Cruz a organização da jornada.

Jornada Cultural
Em paralelo à programação, a Jornada Cultural trouxe oito manifestações artísticas ao palco da jornada, apresentando uma amostra da rica cultura regional do Brasil. Os destaques ficaram por conta das peças “Folclore Capixaba”, produzida por alunos do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), e “O Cordão do Riso”, monologo apresentado por Clécio Santana, do Movimento de Organização Comunitária (MOC). “Trazer a peça para a jornada foi muito especial, pois pude apresentá-la para uma plateia formada por jovens de todas regiões do país”, comemora Clécio.

rede Visite o blog da Rede Jovem Rural e saiba mais 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados