instituto souza cruz - Novos Rurais inicia segunda turma no RJ

Home

Empreendedorismo que transforma

04/10/2013 - Andrea Guedes

                                  ibelga2
         Sede do Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, do Ibelga, em Nova Friburgo

O Instituto Souza Cruz iniciou, no dia primeiro de outubro, a segunda turma do programa Novos Rurais em Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro.

Com a parceria do programa Rio Rural, da secretaria de estado de Agricultura e Pecuária, e do Instituto Bélgica Nova Friburgo(Ibelga), que oferece ensino formal no sistema de alternâncias, treze jovens do Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I  participaram dos dois primeiros módulos de formação, ministrados pelo assessor de Projetos Sociais do Instituto, Marcos Gaspar.

"A partir da exitosa experiência que tivemos ano passado, o programa Novos Rurais está na segunda edição no Rio de Janeiro. A expectativa é a disseminação do conhecimento e práticas voltadas para a diversificação da agricultura familiar com a implantação de unidades de referência, que terão o apoio técnico e financeiro na elaboração e implementação dos projetos em suas propriedades", explica Marcos Gaspar.

Ao longo desta semana, foram trabalhados temas como a agricultura familiar, diversificação, multifuncionalidade, desenvolvimento territorial, entre outros. Os alunos também já começaram a planejar a elaboração de suas Unidades de Referência.

O módulo 3, que compreende o tema "Jovem rural que planeja e elabora projetos: da ideia ao empreendimento”, será apresentado na semana de 14 a 18 de outubro.

Expectativas

                                NrsRJ
        Jovens do programa Novos Rurais com Marcos Gaspar (esquerda) e o engenheiro agrônomo e assessor técnico do Programa Rio Rural, Gerson Yunes (ao lado)

Maycon Eduardo Miller tem 19 anos e vive no interior do município de Nova Friburgo. Ele é agricultor e também trabalha com agroturismo, conduzindo turistas pelas trilhas ecológicas do Parque Estadual dos Três Picos. O desejo do jovem é permanecer no campo, conciliando a agricultura com o ofício de guia. Para viabilizar esse objetivo, Maycon participa da segunda turma do programa Novos Rurais.

“Minha expectativa é adquirir conhecimentos teóricos e práticos, montar um projeto para conduzir turistas em caminhadas pela região e, assim, aumentar a renda com esta atividade em conjunto com a agricultura. O projeto irá viabilizar um sonho e proporcionar aos caminhantes mais segurança com a aquisição de materiais para trilhas”, conta Maycon, que concluiu o curso técnico de Administração no Ibelga.

SAIBA MAIS:

+ VEJA  OS RESULTADOS DA PRIMEIRA TURMA DO NOVOS RURAIS NO IBELGA
 

+ ENTENDA COMO FUNCIONA O PROGRAMA 


 

 

 

 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados