instituto souza cruz - Prontos para empreender

Home

Empreendedorismo que transforma

18/10/2013 - Andrea Guedes

                                         nrsinterna

 A primeira etapa do Novos Rurais , que abrange três módulos de formação, foi concluída com êxito em nos seis estados onde o programa está sendo implantado. Com a parceria de quatro organizações sociais que atuam no campo e três entidades rurais de educação formal, a metodologia do Instituto Souza Cruz formou 427 rapazes e moças, entre egressos e estudantes do último ano do Ensino Médio. Trinta e três municípios e 66 educadores foram envolvidos na ação.

+ Saiba como funciona o programa Novos Rurais

+ Conheça as organizações parceiras

Nesta primeira fase, o objetivo foi capacitar os jovens em três grandes temas: “Novo rural como ambiente - agricultura familiar como suporte para empreendimentos de jovens rurais”; “Empreendimentos de jovens rurais, cenários, possibilidades e oportunidades” e “Jovem rural que planeja e elabora projetos: da ideia ao empreendimento”. Os conteúdos são uniformizados por um livro didático , produzido exclusivamente para o programa.

A partir dos conhecimentos adquiridos, os participantes elaboram um projeto para implementar um novo negócio em suas propriedades . São as Unidades de Referência que, além de gerar renda para as famílias, têm caráter pedagógico para as comunidades onde são aplicadas.

“Existe um pensamento no campo que defende a produção em massa e o lucro. Com o Novos Rurais, a gente passa a ter uma outra visão, de pensar também na nossa qualidade de vida e que existem oportunidades de empreender no meio rural de forma sustentável”, opina Josiel dos Santos, aluno da CFR de Riqueza (SC), beneficiado pelo programa.

Segunda etapa
Após uma análise dos projetos a partir da proposta de diversificação, principal objetivo do Novos Rurais,  219 jovens tiveram seus planos aptos a serem implementados. Todos receberam recursos financeiros do programa, bem como um netbook para auxiliá-los na gestão das futuras Unidades de Referência.

“Nesta fase 2, eles terão a oportunidade de tirar o projeto do papel e implementá-los na prática em suas propriedades. Ao final do ano, os resultados serão também avaliados e apresentados em workshops”, explica Marcos Gaspar, assessor de Projetos Sociais do Instituto Souza Cruz.

Para diversificar as unidades familiares de produção, os participantes abriram um grande leque de oportunidades, entre projetos agrícolas e não agrícolas. A bovinocultura foi a opção de 21% dos jovens. Já 19% elegeram a horticultura para implantar. Entre outras produções escolhidas estão a fruticultura, piscicultura, avicultura, caprinocultura, apicultura e suinocultura. Atividades não agrícolas, como artesanato e turismo rural, foram a alternativa de 8% dos empreendedores rurais.

“Ficamos felizes com a qualidade e com os temas dos projetos recebidos. A implantação dessas 219 Unidades de Referência representam uma importante contribuição para a sustentabilidade da agricultura familiar”, destaca Helen Janata, assessora de Projetos Sociais do Instituto Souza Cruz.

Parcerias
Nos estados de Pernambuco e Ceará, o programa é implantado em parceria com o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) e a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), respectivamente.

Nos três estados do Sul, a iniciativa é implantada em aliança com as seguintes organizações: Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar/Sul); Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor); União das Associações de Agricultores de Ituporanga (Uniagri) e Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC).

No Rio de Janeiro, a execução é realizada em parceria com o Instituto Bélgica Nova Friburgo (Ibelga) e com o Programa Rio Rural, da secretaria de estado de Agricultura e Pecuária.

O Instituto Souza Cruz é responsável pela metodologia, sistematização e avaliação da iniciativa, e as organizações parceiras viabilizam sua implementação e execução.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados