instituto souza cruz - Diversificação no Paraná

Home

Empreendedorismo que transforma

27/11/2013 - Guilherme Mattoso

                                        nrspr
                           Rodrigo da Silva elaborou um projeto de estufa para produção de hortaliças

Os jovens que participam do programa Novos Rurais, no Paraná, já estão colocando em prática os conteúdos apresentados em sala de aula durante os módulos teóricos da formação, realizados no primeiro semestre. Aplicado em parceria com a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar-Sul), a metodologia do Instituto Souza Cruz está presente em 11 Casas Familiares Rurais (CFRs) naquele estado.

- A parceria com a Arfacar-Sul também levou o programa aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Saiba mais. 

Em 2013, o Novos Rurais capacitou 151 alunos no Paraná. Destes, 62 projetos foram selecionados para serem transformados em Unidades de Referência. O objetivo é que os novos empreendimentos tornem-se modelos para as comunidades onde estão inseridos e sejam replicáveis em escala maior.

“Trata-se de um programa que realmente faz a diferença na vida dos jovens e seus familiares. Muitas vezes, ao concluir o ensino médio-técnico, eles não têm como implementar os projetos. Nesse sentido, o Novos Rurais traz mais insumos teóricos e financeiros para nossos formandos, e os resultados são surpreendentes”, comemora Elenise Aparecida Teodoro, professora da Casa Familiar Rural de Três Barras do Paraná.

Para o aluno Rodrigo da Silva, a participação na metodologia não poderia ter vindo em melhor hora. Devido a dificuldades financeiras, sua família deixou a zona rural do município para no centro da cidade. Sem desanimar, Rodrigo elaborou um projeto de estufa para produção de hortaliças sob medida, no quintal da casa, mas seus planos não pararam por aí. “Com o lucro da comercialização, vou construir uma segunda estufa e, em breve, poderei comprar meu próprio sítio para, de fato, expandir o projeto e realizar o sonho de voltar para a roça”, planeja Rodrigo.

Mais diversificação
Na Casa Familiar Rural do município de Nova Laranjeiras, a diversificação também dá o tom dos empreendimentos. Renan Dani, que teve o projeto de criação de tilápia em tanque aprovado, trouxe para sua propriedade uma nova fonte de renda. “Minha família planta cerca de 30 variedades de legumes e verduras, e também criamos gado de leite. A ideia de investir em piscicultura veio como uma forma de diversificar ainda mais nossas atividades e aproveitar melhor os recursos hídricos disponíveis no terreno”, explica Renan.

“O investimento do Instituto Souza Cruz nos nossos alunos é fundamental para assegurarmos um futuro melhor no campo. Ao receber o recursos do programa, os jovens tornam-se mais responsáveis, pois passam a gerir seus projetos com independência. Há também o ganho de confiança dos pais, que veem na implementação da Unidade de Referência um exemplo prático de amadurecimento e crescimento dos filhos, futuros responsáveis pela administração das suas propriedades”, destaca Douglas Antonio Dias, professor da CFR de Nova Laranjeiras.

- Saiba mais sobre o programa Novos Rurais. 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados