instituto souza cruz - Empreendimentos em Canguçu (RS)

Home

Empreendedorismo que transforma

10/12/2013 - Andrea Guedes e Helen Janata

                                      nrscangucu
Jovens da Escola Técnica Estadual de Canguçu durante a fase de formação do programa Novos Rurais  

Chegou a hora de colocar os aprendizados em prática. Os quinze jovens participantes do programa Novos Rurais, aplicado pelo Instituto Souza Cruz na Escola Técnica Estadual de Canguçu (RS), começam a concretizar os empreendimentos que planejaram durante a primeira fase do programa.

+ Saiba mais sobre o programa Novos Rurais. 

Conheça  alguns dos projetos que estão contribuindo para a diversificação da agricultura familiar na região:

ovelha
Allan Silveira e Maicon Ortiz vivem na sede do município de Canguçu, mas enxergam no campo a sua realização profissional. Ao participar do programa Novos Rurais, eles decidiram investir, juntos, na criação de ovelhas naturalmente coloridas para produção de pelegos (pele do carneiro com a lã), atividade que aprenderam durante a formação técnica na Escola. Os jovens iniciaram a produção com algumas matrizes e, futuramente, pretendem vender o produto em feiras e lojas de produtos agropecuários, além de pousadas da região, que utilizam as peles curtidas como artesanato (tapetes, colchas).



thomas
Thomas Morello, residente em Pelotas, município vizinho a Canguçu, optou em profissionalizar uma atividade que já desenvolvia na propriedade, para o suprimento da família e comercialização aos vizinhos: fabricação de vinhos. Desta forma, o jovem está investindo mais na produção de uvas e agregando valor à bebida, muito apreciada na região.



galinhas
A família do Jones Valadão decidiu retornar ao campo depois de passar 13 anos na cidade. O jovem não se arrepende da decisão, pois enxerga no regresso ao meio rural a possibilidade de uma vida melhor. Com a habilidade manual,  Jones decidiu investir no artesanato de forma profissional. Com o recurso destinado pelo programa, ele comprou máquinas e ferramentas e já produziu seus primeiros trabalhos com o porongo (cabaça) e cuias para comercializar no comércio da região.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados