instituto souza cruz - Inovação em Santa Catarina

Home

Empreendedorismo que transforma

15/01/2014 - Guilherme Mattoso

aline

O Programa Novos Rurais, do Instituto Souza Cruz, já está gerando frutos em Santa Catarina. Os alunos que participaram da formação em 2013, em parceria com a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar-Sul), colocaram em prática o que foi ensinado em sala de aula e transformaram seus projetos em Unidades de Referência.

-  A parceria com a Arfacar-Sul também levou o programa aos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Saiba mais.

No ano passado, o Novos Rurais capacitou 118 alunos em Santa Catarina. Destes, 81 projetos foram selecionados para serem transformados em Unidades de Referência. O objetivo é que os novos empreendimentos tornem-se modelos para as comunidades onde estão inseridos e sejam replicáveis em escala maior.

“A aplicação do programa trouxe uma nova perspectiva de vida para os alunos que participaram da metodologia. Ao terminar o ensino médio, muitos deles não conseguem viabilizar seus projetos de conclusão. Com o Novos Rurais, novas possibilidades surgiram e, além da capacitação técnica, a viabilização dos experimentos proporcionou a eles uma nova oportunidade de empreender no campo”, explica Helen Janata, assessora de projetos sociais do Instituto Souza Cruz.

Segundo Aline Hensen, aluna da CFR do município de Caibi, o programa possibilitou a diversificação de renda e trouxe qualidade de vida para a família. O projeto de estufa para hortaliças transformou a jovem em empreendedora local e uniu a família em torno de um objetivo comum. “Já estou vendendo a produção para os meus vizinhos e outros agricultores da região, e além disso, a variedade de alimentos na nossa dieta melhorou bastante, está mais variada”, comemora.

jean

Também animado com novas as oportunidades no campo, Jean Bao, aluno da CFR do município de Saudades, montou um “pesque e pague” em sua propriedade e está oferecendo mais uma atividade de lazer para seus vizinhos e moradores das comunidades próximas. “A atividade da piscicultura já é praticada na propriedade, então percebi que poderia melhorar o entorno do açude, tornando-o mais agradável para receber os visitantes. Com o Novos Rurais, transformei a ideia em projeto que agora já é realidade”, afirma.

everaldo

Com Everaldo Bisello, aluno da CFR de Riqueza, a história também não foi diferente. A família do jovem possui uma das propriedades mais diversificadas da região, com bovino e suinocultura de corte, plantação de milho, além de uma horta com mais de 30 variedades de hortaliças e verduras. Com a participação no Novos Rurais, Everaldo melhorou a gestão da horta e ampliou a área de plantio, com o desenvolvimento de novas culturas como batata doce, abobrinha, moranga, amendoim e cebola, dentre outras. “Em nossa região, a produção olerícola  é pouco explorada, mas existe mercado consumidor e ótima valorização dos produtos locais. O cultivo está sendo realizado de forma escalonada, com rotação de cultura, adubação mista, mão de obra familiar e consorciação de plantas durante os ciclos produtivos para utilizar melhor a área”, explica.

- Saiba mais sobre o programa Novos Rurais e os parceiros do Instituto Souza Cruz.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados