instituto souza cruz - Nova agricultura familiar

Home

Empreendedorismo que transforma

24/01/2014 - Andrea Guedes

A parceria entre o Instituto Souza Cruz e o Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor)   viabilizou a implantação do programa Novos Rurais  em três territórios de Santa Catarina e Paraná: Encostas da Serra Geral (SC), Caminhos do Tibagi (PR) e Centro Sul do Paraná. Cinquenta e dois jovens, egressos do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR), foram formados na primeira fase e 22 novos empreendimentos rurais foram implantados com recursos do programa.

"Compreendemos que o Novos Rurais vem ao encontro da nossa visão de futuro, que é a criação de novas gerações empreendedoras e lideranças locais que cooperam entre si e desenvolvem conhecimentos e tecnologias inovadoras para a sustentabilidade das comunidades rurais”, afirma o coordenador do Cedejor Encostas da Serra Geral, Luciano de Melo Philippi.

+ Saiba mais sobre o programa Novos Rurais. 

Veja, abaixo, alguns empreendimentos que estão dinamizando a agricultura familiar nos dois estados:

Turismo rural
cleimar

Cleimar Fortunato vive com os pais em Santa Rosa de Lima (SC), município com forte apelo turístico. Para aproveitar essa característica da região, a jovem está criando um empreendimento turístico na propriedade familiar com os recursos do  programa Novos Rurais. A ideia é receber visitantes e oferecer, além de opções de lazer e hospedagem, um típico café colonial. Cleimar também está ajudando a recuperar um antigo moinho e incluindo este patrimônio cultural no roteiro local. Demais instituições também contribuem neste projeto, que é bem mais amplo. 


Apicultura
Josimar

Residente em Mallet (PR), Josimar Slabicki está diversificando a propriedade rural com a apicultura. O empreendimento envolve produção de mel por meio de criação de abelhas com ferrão. As mesmas serão criadas em 10 caixas padronizadas, que estarão localizadas em mata nativa para ajudar a polinizar as áreas de fruticultura agroecológica próximas.


Produção de morangos
Vilmara

Vilmara Ferreira de Oliveira já desenvolve atividades de horticultura, com diversas variedades e comercialização garantida no município de Ventania (PR). Com recurso do Novos Rurais, ela está produzindo morangos em estufa, dando,  portanto, mais um passo para diversificar a fruticultura da propriedade familiar. 



Cantinho do Sabor
claudia

Aos 25 anos, Cláudia Regina dos Santos já é uma empreendedora.  Com a formação técnica e recursos financeiros disponibilizados pelo programa, a jovem abriu a confeitaria “Cantinho do sabor” na cidade rural de Imbituva, no interior do Paraná. Agora, ela concilia o trabalho de agricultora com as atividades no negócio. O empreendimento já é um sucesso na cidade!

+IMAGENS: Fotos do acervo do Cedejor

 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados