instituto souza cruz - Instituto Souza Cruz realiza capacitação para educadores

Home

Empreendedorismo que transforma

26/03/2014 - Guilherme Mattoso

sem

O Instituto Souza Cruz realizou entre 18 e 20 de março o Seminário de Formação de Educadores do Programa Novos Rurais, no município catarinense de Maravilha. O encontro teve o objetivo de capacitar os educadores das quinze Casas Familiares Rurais (CFR) onde a metodologia será aplicada em 2014.

"Os seminários de formação do Novos Rurais buscam mobilizar educadores em um processo de trabalho motivador, associando debates, reflexões e orientações sobre as melhores práticas ao aplicar a metodologia", explica Helen Janas, assessora de projetos sociais do Instituto Souza Cruz.

Participaram da formação 30 educadores dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de representantes do Instituto Souza Cruz e da Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar/Sul), à qual as CFRs estão ligadas. O evento contou também com a participação de Eliandro Giongo, gerente-executivo do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor), que fez um workshop sobre elaboração de projetos.

"Com o programa Novos Rurais, os monitores e professores que participam do programa conseguem, de fato, mostrar o potencial transformador do nosso modelo de ensino, tanto na formação complementar, em sala de aula, quanto nos projetos dos jovens, transformados em Unidades de Referências", explica José Luiz Lorenzini, coordenador da Arcafar/Sul em Santa Catarina.

A capacitação dos educadores tem como base o livro didático Novos Rurais, elaborado pelos professores Wilson Schmidt e Valério Alécio Turnes, e pela agrônoma Thaise Costa Guzzatti. Os participantes foram habilitados nos conteúdos que compõem o material didático.

Abertura
Estiveram presentes na cerimônia de abertura as seguintes autoridades: Allan Grabarz, gerente de Sustentabilidade da Souza Cruz; Pedro Gilberto Ioris, secretário de Agricultura de Maravilha; Gilson Farinon, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Maravilha e Região (Sintraf); Eder Morais, vereador de Maravilha; e Volnei Zonta, coordenador da Arcafar/Sul no Rio Grande do Sul.

O que é o Novos Rurais
Aplicado em parceria com entidades de educação formal e organizações contextualizadas ao rural, o programa Novos Rurais oferece novas habilidades e competências aos egressos e estudantes do Ensino Médio/Técnico dessas instituições, transformando-os em agentes capazes de agregar valor aos produtos e serviços da agricultura familiar. O Novos Rurais é gerido pelo Instituto Souza Cruz, responsável pela formatação da metodologia, elaboração dos materiais de formação, sistematização de informações e estabelecimento de indicadores de avaliação.

+ Saiba mais sobre o programa Novos Rurais.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados