instituto souza cruz - Relatório Novos Rurais

Home

Empreendedorismo que transforma

30/04/2014 - Da Redação

relnrs

No Ano Internacional da Agricultura Familiar, em 2014, determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Instituto Souza Cruz ratifica seu compromisso com uma das principais causas da atualidade, ao investir, há mais de uma década, na sustentabilidade do campo através de ações educacionais voltadas para a juventude.

Nossa trajetória de 13 anos de atuação no meio rural nos permite corroborar a ideia de que a próxima geração de agricultores, responsável por semear o futuro, precisa ser preparada para assumir a agricultura familiar brasileira.

Vislumbrando esse horizonte, o Instituto Souza Cruz criou o programa Novos Rurais, com o objetivo de fomentar estratégias de diversificação produtiva e comercial entre jovens do Ensino Médio e egressos de entidades rurais de educação formal e organizações do campo.

Ao conciliar módulos de formação e implantação de Unidades de Referência com função pedagógica, a metodologia confirmou a capacidade inovadora da agricultura familiar a partir das novas culturas introduzidas pelos rapazes e moças em suas propriedades. Além de beneficiar as próprias famílias, o programa impactou também as comunidades rurais onde os jovens estão inseridos, já que os resultados práticos motivaram outros agricultores a buscar na diversificação o caminho para a geração de renda e a segurança alimentar.

Os resultados, consolidados neste relatório, reforçam a nossa convicção de que o desenvolvimento depende, sobretudo, das ações de jovens, organizações, educadores e agricultores que constroem, diariamente, uma nova realidade para o meio rural brasileiro.

PDF: rel_nrs - Faça o download do Relatório Novos Rurais (1,898 kb)

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados