instituto souza cruz - Inovação e empreendedorismo no RJ

Home

Empreendedorismo que transforma

05/06/2014 - Andrea Guedes

                                           mesa
              Mesa de abertura da cerimônia de conclusão do programa Novos Rurais

No dia 29 de maio, o Instituto Souza Cruz promoveu a Mostra Novos Rurais de Projetos Empreendedores para apresentar os resultados da segunda turma do programa Novos Rurais em Nova Friburgo (RJ), que conta com a parceria do Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) e do programa Rio Rural , da secretaria de estado de Agricultura e Pecuária. A iniciativa beneficiou doze jovens egressos do Centro Familiar de Formação por Alternância (Ceffa) Rei Alberto I.

A programação do evento contemplou visitas guiadas a três Unidades de Referência implantadas pelos recém-empreendedores: agrofloresta, galinhas caipiras e um salão de beleza.

+ Conheça os empreendimentos juvenis da serra fluminense
 

"O diferencial desta segunda turma foi a inovação e a inserção de novas práticas, como a agroecologia e o incremento da produção de ovos e galinhas caipiras, que não é comum na região. Outro destaque foram os empreendimentos rurais não agrícolas, como um salão de beleza e a confecção de sabonetes artesanais voltados, sobretudo, para atender uma demanda das jovens mulheres rurais ", explica Marcos Gaspar, assessor de Projetos Sociais do Instituto Souza Cruz.
    
                                feira
                                                                Mostra Novos Rurais                           

Exposição
Na parte da tarde, foi realizada uma exposição de artigos agrícolas e não agrícolas, produzidos pelos jovens da primeira e segunda turmas do programa Novos Rurais, no colégio onda a iniciativa é aplicada. André Fernandes, participante da primeira turma, exibiu os modelos de hortas e jardins suspensos feitos com bambu. Já o formando Jeferson Quintanilha expôs as novas embalagens de alimentos e os rótulos de seus produtos.

Para fechar o dia, a cerimônia de formatura celebrou a conclusão da formação. O ato teve início com uma mesa de abetura, composta pelos seguintes representantes: Cesar Eduardo Tardin, vice-presidente do Ibelga; Nilson dos Santos, secretário-executivo do Ibelga; Dirceu Silvestre Tardem, vice-presidente financeiro do Ibelga; Ronaldo Jorge Schuenk, vice-diretor do Ensino Médio do Ibelga; Gerson Yunes, coordenador do programa Rio Rural; Marcos Gaspar, assessor de Projetos Sociais do Instituto Souza Cruz.

Após o pronunciamento dos parceiros envolvidos, os 12 participantes apresentaram os empreendimentos elaborados e viabilizados pelo programa.

+ Saiba mais sobre o programa Novos Rurais 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados